Pomerode: Passeio noturno na Rota do Enxaimel vai unir saúde, gastronomia e cultura

0
938
Mais de mil pessoas são esperadas para a 11ª edição da Caminhada Noturna da Rota do Enxaimel, em Pomerode. Na noite de 29 de julho, o passeio vai unir saúde, gastronomia e cultura numa paisagem tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) uma das melhores vilas turísticas do mundo. As inscrições já estão abertas.
O passeio parte do Clube de Caça e Tiro XV de Novembro e segue por 12,5 quilômetros em ruas do bairro Testo Alto. Ao longo do percurso, as casas históricas construídas na técnica enxaimel estarão iluminadas. Haverá atrações culturais, além de distribuição de frutas e água (levar cantil ou garrafa).
Na chegada, de volta ao clube, os participantes serão recepcionados com café colonial e bufê de sopas, incluindo a iguaria mais aguardada da noite, o Schwarzsauer. Também chamada de cabidela ou gabidela, essa sopa forte, ideal para o inverno, é feita com carnes e sangue de pato. A receita é herança dos tempos de imigração.
No local ainda haverá competições típicas, como tiro ao alvo e pássaro ao alvo. O evento é uma promoção da prefeitura de Pomerode, com apoio da Associação Rota do Enxaimel.

Rota do Enxaimel

A Rota do Enxaimel fica no bairro Testo Alto, em Pomerode, onde vivem cerca de 3 mil pessoas. A localidade preserva 50 casas históricas no estilo enxaimel, técnica construtiva trazida pelos imigrantes alemães, e oferece opções de passeios, restaurantes, hospedagens, artesanato, chocolates, bolachas, geleias e conservas.
É possível percorrer o roteiro por conta própria, tendo por base o site www.rotadoenxaimel.com.br e mapas impressos distribuídos em pontos estratégicos. Também está disponível o serviço de guias profissionais.

Turistas

Cerca de 300 pessoas já estão inscritas no evento, incluindo turistas de estados como Paraná, Rio Grande do Sul, Maranhão, São Paulo, Bahia e até da vizinha Argentina. Para inscrever-se, basta preencher o formulário disponível no seguinte link: https://bit.ly/478E8JN. Durante a concentração também serão aceitas inscrições.
Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here