Município de Lages alcança marca superior a 13 mil Microempreendedores Individuais em 2023

0
625

Em Lages estão contabilizadas 20.574 empresas ativas de pequeno, médio e grande porte. Destas, a maioria, 13.834, são MEIs. Entre as demais, 6.479 de sociedade limitada; 200 de sociedade anônima, 34 cooperativas, oito de sociedade em conta de participação, oito empresas públicas, sete de sociedade de economia mista, três de consórcio de sociedades e uma de sociedade em nome coletivo.

O comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios aparece como a atividade econômica mais explorada, com 1.243 empresas, seguida por obras de alvenaria, com 843; cabeleireiros, manicure e pedicure, com 831; promoção de vendas, com 595; transporte rodoviário de cargas em geral, com 589; comércio varejista de mercadorias em geral, com 423; lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares, com 409; atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza, com 404; transporte rodoviário de cargas diferenciadas, com 372, e serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores, com 357.

Em 2023 (janeiro a julho) foram abertas 1.964 empresas no município, das quais, 1.607 de Microempreendedores Individuais. De sociedade limitada, 352; sociedade anônima, quatro, e uma cooperativa. “Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e do Portal do Empreendedor estão correlacionados, pois nem sempre quando uma pessoa sai do regime com carteira assinada ela está fora do mercado. Percebemos que o saldo positivo na abertura de novos negócios está impulsionado também por pessoas que migraram do modelo de contratação CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e passaram a atuar como pessoa jurídica, na prestação de serviços”, salienta o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Mondadori (Joinha).

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here