Aeroporto Federal de Lages justifica seus mais de mil movimentos em 2023

0
637

A movimentação de aeronaves no Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto de Macedo está intensa. Dados estatísticos do departamento de Administração do Aeroporto confirmam 1.028 movimentos no período de sete meses neste ano de 2023 (janeiro a julho), atraídos por questões econômicas e de desenvolvimento regional, logísticas, sociais, militares e de saúde. São voos de aeronaves de modelos monomotor, bimotor, turbo-hélice e jatos, permitidas de operação em Lages por pertencerem à categoria do Aeroporto Federal – 2C ou inferior. Os voos executivos lideram o ranking, com 646 movimentos.

No mesmo período de tempo (entre janeiro e julho), no total de voos (1.028), 784 passageiros desembarcaram e decolaram em Lages. Praticamente todos os artistas que se apresentaram em seus shows na 33ª Festa Nacional do Pinhão utilizaram o Aeroporto Federal em seus deslocamentos nacionais.

Os pousos e decolagens estão distribuídos nas seguintes categorias e contingentes:

Aeromédico – 118 movimentos;

Executiva – 646;

Táxi aéreo – 30;

Transporte de valores – 40

Militar – 26, e

Escolas de aviação de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná (região Sul) – 168

A intensa mobilidade está motivada principalmente por dois fatores: Valor atrativo do combustível para aviação em Lages, portanto, o menor preço encontrado na região Sul do Brasil, despertando a atenção de aeronaves provenientes de Estados vizinhos para abastecimento no Aeroporto Federal. O segundo fundamento são os investimentos públicos empregados na estrutura física operacional. Uma via de mão dupla, pois a aplicação de recursos financeiros por parte do Poder Executivo acontece justamente em razão da expansão do movimento.

Em relação aos voos aeromédicos, a maioria transporta crianças e adolescentes em casos de saúde ao Hospital Seara do Bem – Materno e Infantil. De acordo com a observação do diretor de aeródromo (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo), Klaus Ramos Klinger, “o mais importante no relatório seria o número de aeromédicos, pois o Aeroporto desempenha um papel amplamente relevante ao ajudar muito a salvar vidas, principalmente crianças que vêm de fora para serem atendidas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Seara do Bem”. O Aeroporto Federal está administrado pela prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Aeroporto opera de dia e à noite

O Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto de Macedo possui pista de 1.530X30, com operação diurna e noturna. Na área externa existem sete hangares, dos quais, seis particulares e um do Aeroclube de Lages.

Está gerenciado pela prefeitura de Lages, com atuação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo. Conta com um gestor, quatro vigias e uma profissional auxiliar de serviços gerais. As secretarias de Obras e de Serviços Públicos executam, permanentemente, serviços e operações especiais de manutenção nas estruturas interna e externa, como roçadas, pinturas e consertos, e conservação do acesso asfáltico entre a marginal da rodovia BR-282, bairro Guarujá, e o Aeroporto.

 

 

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here