Santa Catarina: Maior iate produzido em série no Brasil tem primeira unidade vendida 

0
600

Quase 30,5 metros de comprimento, 110 toneladas, o equivalente a cerca de 400 m² de área, 5 suítes e toda a qualidade das embarcações da marca mundial Ferretti Yachts, com matriz italiana. Trata-se do modelo de megaiate FY 1000 com licença exclusiva de fabricação no Brasil ao Estaleiro OKEAN (Itajai/SC). Após o recente anúncio da vinda do modelo ao país, foi confirmada a comercialização da primeira unidade a um brasileiro.

Mais de 100 empregos diretos na fábrica e em torno de 3 mil pessoas impactadas positivamente, de fornecedores de equipamentos a marinas. Maior iate em série e em fibra de vidro produzido em solo brasileiro, pelo Grupo OKEAN, tem sua primeira unidade vendida e contribui para o desenvolvimento náutico do país. A FY 1000 tem quase 30,5 metros de comprimento e assinatura da italiana Ferretti Yachts. Ao todo, o setor náutico brasileiro emprega cerca de 100 mil pessoas (dados Acobar).

Mercado náutico em números

De acordo com a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), hoje o setor náutico (indústria, marinas, serviços) emprega cerca de 100 mil pessoas. Quanto à produção, o país acumula mais de 4 mil barcos fabricados anualmente, e Santa Catarina, sede do Grupo OKEAN, se destaca por concentrar 70% deste volume. Em 2022, o setor náutico obteve um faturamento de R$ 2,5 bilhões, um crescimento de 15% em relação à 2021.

Sobre o Grupo OKEAN

Desde 2021, o GRUPO OKEAN concentra fábrica própria em Itajaí (SC), atualmente com 11 mil m² de área construída, e detém a licença de produção, única no mundo, dos iates da consagrada marca italiana Ferretti Yachts no Brasil, um dos principais fabricantes de iates de luxo mundiais com mais de 50 anos de história na náutica. O Grupo OKEAN nasceu por meio da marca de iates OKEAN Yachts, fundada em 2015. É responsável também pela gestão da YACHTMAX Brasil, revendedor exclusivo da OKEAN Yachts e da Ferretti Yachts no Brasil. Em dezembro de 2022, trouxe ao estaleiro brasileiro a Marina YACHTMAX com 5 mil m²  e que possui o maior travel lift da América Latina, com capacidade de erguer barcos de até 220 toneladas, equivalente a 170 pés ou 50 metros de comprimento. Inaugurou, na segunda quinzena de julho de 2023, a YACHTMAX Service, na Marina Verolme (RJ) dedicada a serviços de reparo e manutenção, com travel lift capaz de erguer barcos de até 110 toneladas.

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here