IPVA mais barato impulsiona venda de carros híbridos em Santa Catarina

0
479

Santa Catarina é o Estado com os incentivos fiscais mais atrativos da região Sul do Brasil, oferecendo uma carga tributária menor em comparação aos vizinhos e, consequentemente, preços mais competitivos.

Segundo dados divulgados pela Secretaria da Fazenda de Santa Catarina, as alíquotas aplicadas no Estado estão mantidas em 2% para carros e utilitários nacionais, enquanto no Paraná a alíquota é de 3,5% e, no Rio Grande do Sul, de 3%.

Além de ter as menores taxas do Sul, o secretário Cleverson Siewert explica que o Estado manteve a mesma alíquota do IPVA. Hoje o imposto catarinense é menor do que o praticado em cerca de 90% do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por exemplo, têm alíquota de 4%, os mais caros do país.

Para calcular o IPVA é necessário levar em conta o valor do veículo na tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. O imposto leva em consideração o mercado automotivo catarinense, com mais de 5,7 milhões de veículos registrados em sua frota.

Outras vantagens

Além do IPVA mais baixo, Santa Catarina possui outras vantagens que beneficiam a venda dos zero quilômetro, como infraestrutura rodoviária, localização geográfica estratégica – que ajuda na redução de custos logísticos e dos prazos de entrega – e o mercado, que se mantém aquecido e equilibrado, com uma demanda crescente por veículos novos.

Prova disso é o grande interesse dos catarinenses pelos modelos híbridos e elétricos. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), cerca de 4,5 veículos nesses modelos são vendidos diariamente no Estado – e a chegada da Great Wall Motors no Estado comprova essa tendência.

Antes mesmo da inauguração, a GWM vendeu 193 unidades de seu lançamento, o Haval H6. Desse número, mais de 140 foram realizadas pela concessionária Dimas GWM, representante exclusiva da marca na Grande Florianópolis e nas cidades de Balneário Camboriú, Blumenau e Joinville.

ND Noticias

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here