68 medalhas foram entregues a nove vinícolas na 18ª Seleção de Vinhos de Farroupilha

0
297

A 18ª Seleção de Vinhos de Farroupilha revelou na noite de sexta, 1º de setembro, os vencedores do concurso que elege anualmente os melhores vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva do município. A divulgação dos premiados ocorreu em cerimonial seguido de jantar e baile no Centro de Eventos Mario Bianchi, em  Farroupilha.

Foram concedidas entre nove vinícolas, 02 medalhas de Prata, 64 medalhas de Ouro e 2 distinções especiais Moscatel Premium, que é considerada a premiação máxima do concurso, conferida ao vinho e ao espumante moscatéis que obtém maior pontuação. A láurea diferenciada destaca o posto de maior produtor nacional dessa variedade de uva ocupado por Farroupilha, o que credenciou, em 2015, a obtenção da Indicação Geográfica, na modalidade Indicação de Procedência, com foco nas bebidas elaboradas com uvas moscato, e, em 2019, o reconhecimento oficial, com lei sancionada pelo presidente da República, de Capital Nacional do Moscatel.

Este ano, o concurso avaliou o recorde de 204 amostras. Os produtos concorreram em 14 categorias, que compreendem vinhos finos e de mesa, espumantes, frisantes e sucos de uva. A análise sensorial foi feita por grupo composto por 30 degustadores no mês de junho. O painel de premiados consiste em um verdadeiro guia, com a indicação de bebidas de qualidade aos consumidores, sendo que o concurso tem como diferencial avaliar produtos já disponíveis no mercado. Apenas uma categoria – vinho branco fino seco moscatel tranquilo – permite amostras a granel, em virtude da produção acentuada de uvas moscato existente no município (cerca de 50% da produção nacional).

Informações: Marciele Scarton

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here