ATENÇÃO: onda de calor em SC pode chegar a 40º com aviso de granizo

0
818

Conforme o alerta da Metsul Meteorologia e da Defesa Civil de SC,  sobre o calor intenso previsto para nosso estado. De acordo com o Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, nos próximos dias, uma área de alta pressão atmosférica mantém o tempo firme e com predomínio de sol em Santa Catarina.

Segundo a Metsul Meteorologia, a massa de ar quente afetará com força o clima, e trazer marcas perto ou acima de 40ºC em pelo menos 15 Estados do Brasil. O órgão destaca que a pior onda será no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, com marcas acima dos 40ºC na maioria das cidades dos dois Estados.

Nas horas mais quentes do dia, a umidade do ar fica baixa, com valores abaixo de 30%. Há risco para desidratação, insolação e problemas respiratórios. Não se descarta, também, risco de queimadas, principalmente no Grande Oeste.

Segunda-feira (18/09): 

Tempo: sol e calor em SC, com nevoeiro marítimo pela manhã de Florianópolis ao Litoral Norte. No decorrer da tarde e noite pancadas isoladas de chuva e temporais localizados com granizo (ver aviso aqui).

Temperatura: alta, chegando a 35°C/40°C no Extremo Oeste, Litoral e Vale do Itajaí.

Vento: nordeste a noroeste, com variação para sul no Litoral, fraco a moderado, com rajadas.

Sistema: convecção, associada ao forte calor e um cavado (área de baixa pressão) no RS.

 Terça-feira (19/09): 

Tempo: Extremo Oeste ao Litoral Sul, pancadas de chuva com raios no decorrer do dia. Nas demais regiões, muitas nuvens com aberturas de sol e condição de chuva a partir da tarde. Persiste o risco de temporais localizados com granizo.

Temperatura:  elevada com sensação de abafado.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas.

Sistema: cavado (área de baixa pressão) entre o RS e SC.

 Quarta-feira (20/09): 

Tempo: instável com variação de nuvens em SC. A partir da tarde condição de pancadas isoladas de chuva devido a um cavado. Persiste o risco de temporais localizados com granizo.

Temperatura:  elevada com sensação de abafado.

Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas.

Quinta e Sexta-feira (21 e 22/09): 

Tempo: sol entre nuvens em SC. No Planalto Sul e Litoral Sul condição de chuva isolada especialmente no período noturno.

Metsul Meteorologia – Defesa Civil – Epagri

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here