Você sabia: Todos os brasileiros com título de eleitor podem votar para o conselho tutelar

0
913

Confesso que nunca me interessei pela votação do conselho tutelar de minha cidade, e para meu espanto fiquei sabendo que qualquer cidadão com título de eleitor pode votar, mas o incrível é que poucas, muito poucas pessoas sabem disso.

Talvez por não terem interesse ou o interesse é reservado somente a quem interessa.

A votação é dia 1 de outubro, começando às 8h da manhã e vai até às 17h. Basta levar o título de eleitor ou um documento com foto e a votação não precisa ser onde seu título está lotado, basta olhar a sessão  na tabela.

Lages

Em Lages temos 15 candidatos concorrendo, para 5 vagas remuneradas, sim, são vagas  remuneradas, os conselheiros tutelares eleitos em 2023, terão uma remuneração mensal de R$ 2.370,52, e ficam no cargo por 4 anos, conforme edital.

O voto nas eleições do Conselho Tutelar é uma forma direta de participação na escolha dos representantes que atuarão na proteção das crianças e adolescentes da comunidade. Ao votar, o cidadão exerce sua cidadania e contribui para fortalecer a democracia em nível local.

Ao eleger conselheiros comprometidos com a causa da infância e da adolescência, (sem ideologia partidária) a comunidade compartilha a responsabilidade de garantir que os direitos das crianças e adolescentes sejam protegidos e respeitados. O Conselho Tutelar não é uma responsabilidade apenas dos conselheiros eleitos, mas de toda a sociedade.

Portanto, exerça o seu direito de voto nas eleições do Conselho Tutelar, informe-se sobre os candidatos, suas propostas e histórico de atuação. No dia 01 de outubro, vá as urnas e vote nas eleições para conselheiro.

Abaixo algumas sugestões para votação, mas aconselho a se informar e saber se realmente a pessoa está apta para decidir sobre nossas crianças, sem ideologia partidária, sem aparelhamento de partido.

Sou uma cidadã que está apenas informando sem compromisso com nenhuma delas, mas uma cidadã disposta a ajudar a você exercer sua cidadania com compromisso para o futuro de nossas crianças.

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here