O primeiro final de semana de fevereiro e a segunda-feira, 5, será marcado pelo calor intenso e instabilidade em Santa Catarina. Nesta sexta-feira, 2, e no sábado, 3, o tempo firme predomina durante a maior parte do dia, mas entre a tarde e a noite, a disponibilidade de calor e umidade favorecem pancadas de chuva e temporais isolados em áreas entre o Meio-Oeste, planaltos e Alto Vale do Itajaí.
Já entre o domingo, 4, e segunda-feira, 5, uma frente fria que se desloca pelo oceano, juntamente com o calor e umidade, reforça a instabilidade em Santa Catarina. As instabilidades mais intensas ocorrem no domingo, 4, entre a região do Baixo e Médio Vale e Litoral Norte com condições para chuva pontualmente intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. As temperaturas máximas passam dos 35 º C no Oeste, litoral, e áreas próximas. No Extremo Oeste e em áreas entre o Vale do Itajaí e a região Norte, as máximas se aproximam dos 38°C.
Nestes dias há condições para novos temporais entre a tarde e a noite, principalmente do Meio-Oeste ao Litoral catarinense. Diante disso, há risco para alagamentos, enxurradas pontuais, danos à rede elétrica e destelhamentos.
O que é frente fria?
De acordo com a equipe de Meteorologia da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), “frente fria é o encontro de duas massas de ar com diferentes características de temperaturas, umidade e densidade. Nestes casos, uma massa de ar frio avança em direção a uma massa de ar quente, o que explica o calor antes das chuvas e o resfriamento após as mesmas. Quando o ar frio avança, por ser mais denso, permanece em menores altitudes, e faz com que o ar quente suba carregando umidade e formando as nuvens de chuva”.