Adilson, um campeão no tabuleiro e na vida

0
219

Adilson Mendes França de 45 anos, é uma destas pessoas que mostram que intempéries da vida, são apenas efeitos especiais para transformar o drama em ação.

Adilson é um dos melhores atletas de Xadrez em competição do Paradesporto e o PARAJASC e já participou e outras centenas de competições em sua carreira.

O acidente

Com uma jornada desafiadora, ele é natural de Tubarão, um técnico em Eletromecânica que enxergava normalmente, mas sua vida mudou completamente no dia 28 de junho de 2001, na cidade de Tubarão, quando trafegava com sua Moto pela BR 101, quando um Carrinho de Reciclados “cortou sua frente”, colidindo com sua Moto.

Ele teve diversas escoriações, entre Traumatismo Craniano e a consequentemente perda total da visão. Ele conta que foi um choque no início, teve que se adaptar a tudo. E em maio de 2002 conheceu a Associação Catarinense Para Integração do Cego, onde se reabilitou e reaprendeu tudo novamente (Informática, usar a bengala, higiene pessoal, Braille, Soroban, etc).

Foi nesta Associação que conheceu a lageana Luzia, foi amor à primeira vista, tanto que acabaram se casando em 2005, e no ano de 2006 veio morar em Lages.

Atleta Lageano

Já em 2007, assumiu a Presidência da ADEVIPS (Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano) e no mesmo ano conheceu o xadrez (antes praticava Bocha e Atletismo). Desde então se transformou em um excelente atleta e representa brilhantemente cidade de Lages. “No Xadrez participei de centenas de competições, em nível regional, estadual e internacional, mais voltado para a principal competição do Paradesporto, o PARAJASC, onde obtive o 4º Lugar como minha melhor colocação. Nas premiações em geral tenho dezenas de medalhas e troféus como destaque do DV (Deficiente Visual).

Adilson tem uma vida normal, suas limitações visuais não o impendem de fazer o que ama, um esposo dedicado e pai de duas filhas, Julia (17) e Laura (09), ele é um exemplo de que o amor e dedicação supera qualquer obstáculo.

Com muito orgulho de sua trajetória no Xadrez e na vida, Adilson é Bolsista Atleta da FME-Lages, treina Xadrez na Adevips com o Professor Patrick e no Lages Xadrez Clube com os Professores Marco, Luan e Lucimara.

Com otimismo incrível e um sorriso no rosto, ele conta que vende perfumes para complementar sua renda, “Sou uma pessoa feliz e vivo da melhor maneira possível, vendo perfumes para complementar minha renda, e aceito encomendas”.

Uma pessoa com uma grande força e vontade, que acreditou na sua capacidade e superou todos os obstáculos.  “O que passei não foi fácil, mas todos temos desafios e barreiras a cada dia, mas com força de vontade e perseverança, é possível vencer! ” Finaliza Adilson.

https://www.instagram.com/adilsonmendesfranca/

 

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here