Estive no último sábado dia 27 de abril na cidade de Urupema na serra catarinense, fui ver de perto o espetáculo da revoada do Papagaio-charão na 11ª edição Festival dos Papagaios.
Posso dizer que vi um dos espetáculos mais belos da natureza, a cidade estava em festa com o evento esperado ansiosamente pelos moradores e visitantes de Urupema, foram 3 dias iniciando na sexta-feira 26 indo até domingo dia 28.
Restaurantes cheios e a praça da igreja é linda, sem contar que a rua coberta está em andamento, segundo o pessoal do turismo local, resta alguns ajustes para fazer a licitação, pois por lá, já entenderam que não podem esperar tudo do poder público e sim arregaçar as mangas e fazer acontecer.
O evento
O evento foi no Centro de Eventos Rubens Pagani, contou com palestras educativas sobre conservação da fauna até concursos de fotografias. Além, das aguardadas trilhas guiadas para avistar as aves.
Dezenas de pessoas de todos os estados do Brasil, aguardavam ansiosos, assim como eu para ver este espetáculo.
Esse ciclo que ocorre em Urupema e em toda a Serra catarinense. E a cidade recebe turistas, profissionais da fotografia, admiradores e estudiosos das aves que movimentam a economia local, restaurantes, padarias e principalmente a rede hoteleira do município.
A REVOADA
E as 17:15h pontualmente eles começaram a chegar, o Guia nos levou a uma rua em meio as araucárias, presenciei pessoas e crianças sorrindo em poder ver tal espetáculo, e realmente é de tirar o folego, vi minha sogra aos 80 anos de idade, dizer que teve a sorte de viver para ver tamanha beleza. Foram cerca de 15 minutos olhando para o céu e apreciando o revoar dançante do Papagaio-charão.
Papagaio-charão
A migração dos papagaios-charão inicia junto do outono quando as aves, vindas do Rio Grande do Sul, buscam a Serra catarinense em busca do pinhão, seu principal alimentoe ficam até em meados de julho.
São mais de 20 mil aves, que viajam cerca de 800 quilômetros e chegam colorindo o céu de Urupema com suas cores vibrantes, mesclando a máscara vermelha, que cobre a testa e vai até a região posterior dos olhos, e uma plumagem de cor verde.
Desde 2018, Urupema conta com a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Papagaios de Altitude, responsável por preservar a Mata de Araucárias, a casa de outono dessas aves. Um fato interessante é que quando a safra de pinhão começa a declinar no início do inverno, os papagaios-charão iniciam seu retorno para o Rio Grande do Sul, onde irão se reproduzir.
Único parceiro
Essa espécie tem um único parceiro durante toda a vida. Entre agosto e setembro de cada ano, nascem os filhotes, de dois a três por ninho. Quando completam cerca de dois meses de vida, eles já conseguem seguir os adultos nas viagens migratórias. E assim no próximo outono o ciclo se reinicia
O festival é organizado pelo Instituto de Pesquisas e Aplicação Ambiental e Cultural (IPAC) junto da Prefeitura Municipal de Urupema. Toda programação é gratuita, exceto a parte gastronômica.
Parabéns Urupema, vocês têm um espetáculo da natureza capaz de emocionar, desde crianças aos mais sábios e experientes fotógrafos e eu uma mera jornalista posso dizer eu estava lá e pude me emocionar ao ver mais de 20 mil papagaios voando e cantando como se não houvesse amanhã.
Vejam o Vídeo: