Apostando mais uma vez no potencial turístico de Santa Catarina também nos dias mais frios do ano, o Governo do Estado une setores estratégicos e lança a segunda edição do Estação Inverno. A ideia é, para além do turismo, impulsionar todas as atividades também impactadas com o fluxo de turistas. O lançamento foi feito nesta sexta-feira, 24, pelo governador Jorginho Mello e pelo secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, durante a abertura da Festa do Pinhão em Lages.
“Todos nós sabemos que nacionalmente é uma festa reconhecida pela promoção do turismo, pelo encontro das famílias. É uma festa tradicional, é uma festa que une toda a região com esse frio aconchegante. E agora, esse ano nós estamos lançando aqui a Estação de Inverno. O que quer dizer isso? Quer dizer que nós queremos promover a neve, o frio, o vinho, as belezas naturais. Então no dia que inicia o inverno, a gente vai transferir o Governo de forma simbólica para Lages e São Joaquim, para que a gente possa comemorar junto com as vinícolas, vamos trazer a imprensa nacional e promover ainda mais nosso inverno e nosso estado”, afirmou o governador Jorginho Mello.
Assim como no primeiro ano, o Governo do Estado une setores e parceiros para dar ao inverno a mesma relevância que a temporada de verão já ocupa em Santa Catarina. A intenção é aumentar o fluxo econômico, oferecer suporte às atrações de inverno, e, assim, influenciar para que outras estâncias turísticas também busquem reconhecer e investir no potencial durante os meses de frio, do Litoral ao Oeste.
Filha de Lages, a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, fez questão de prestigiar o lançamento. “É fundamental para nós, porque nós precisamos cada vez mais desenvolver o turismo da Serra Catarinense e o inverno é uma das nossas principais atrações junto com belas pousadas, restaurantes, o vinho, enfim, mesmo com o frio tem o calor acolhedor de cada lageano, de cada Serrano. Iniciamos com a Festa do Pinhão e a gente vai ter continuidade então agora com a Estação Inverno que vai marcar em definitivo essa característica que nós temos aqui na região Serrana.”
Temporada de inverno 2023
Os números alcançados no inverno de 2023 já mostram avanços. A pesquisa da Fecomércio, parceira do Estado na Estação Inverno, mostrou que, entre julho e agosto do ano passado na região Serrana, os gastos dos turistas, em que são calculados os custos com hospedagem e alimentação, cresceram 17% comparado a 2022. Além disso, o gasto com lazer também aumentou 14% em relação à média histórica.
O tipo de hospedagem mais usado foi os hotéis: 60% dos turistas em 2023 se hospedaram na rede hoteleira. A pesquisa apontou ainda que a procura por alimentos e bebidas catarinenses também cresceu, com 84% dos entrevistados afirmando que experimentaram ou iriam experimentar itens alimentícios da Serra. “Nós trabalhamos com o inverno da mesma forma com que o verão sempre foi tratado pelo Estado, diminuindo a sazonalidade e transformando o frio em um produto turístico”, complementou Neiva.