O trabalho de resgate realizado pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina com a ajuda de cães é essencial, principalmente em áreas de difícil acesso. Preocupada com a segurança dos profissionais e também de seus cães, a deputada federal Carmen Zanotto, entregou uma viatura para o 5° Batalhão de Bombeiros Militar em Lages. O veículo irá integrar o Sistema Estadual de Busca e Resgate com Cães, além de reforçar o efetivo no socorro do Quartel no município.
“Este era um pedido antigo do Corpo de Bombeiros e eu fico muito feliz em poder ajudar com a entrega de mais este equipamento. É comprovada a eficiência do trabalho realizado em parceria com os cães e nada mais justo que eles também sejam transportados com segurança. Meu agradecimento a todos os profissionais do nosso Corpo de Bombeiros que dedicam têm como missão salvar vidas”, ressalta Carmen Zanotto.
A viatura foi adquirida com recursos de emenda destinados pela parlamentar no valor de R$ 313 mil. A caminhonete é uma Mitsubishi L200 Triton 4×4 equipada com todos os dispositivos necessários, incluindo sistema de sinalização de emergência e rádio comunicação. Além disso, foi adaptada para uso no serviço de busca e resgate com cães, atividade principal do veículo, seja de forma independente ou como parte da força-tarefa do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (FT-05).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o serviço com cães se desenvolve pela formação de binômios, denominação dada a dupla formada entre bombeiro militar e o cão, a atividade tem se tornado cada vez mais frequente tanto em operações de busca de pessoas quanto na resposta a grandes desastres em nosso estado, como enchentes e enxurradas, além de eventos similares em outros estados do país. Nossos binômios, com destacada participação, estiveram presentes em tragédias como as de Mariana e Brumadinho em Minas Gerais, e mais recentemente continuam atuando no estado do Rio Grande do Sul.
Fiquei abismado foi com o por do sol ao fundo, um quadro que deveria ser guardado, tanto pela viatura adaptada, quanto pela paisagem.