Recentemente, um novo índice foi divulgado mostrando as cidades brasileiras com maior qualidade de vida. Desenvolvido pela fundação Imazon em associação com a Fundación Avina e Amazônia 2023, entre outros, o Índice de Progresso Social Brasil (IPS Brasil) traz avaliações detalhadas, sendo um relevante indicador socioambiental para quem deseja compreender melhor o ambiente em que vive ou pretende morar.
O estudo classifica todas as cidades brasileiras, desde capitais até pequenos municípios, utilizando 52 indicadores. Essa vasta métrica inclui desde dados de necessidades básicas até oportunidades disponíveis aos moradores, possibilitando uma visão abrangente sobre os diversos aspectos que compõem a qualidade de vida nos locais.
Lages
https://ipsbrasil.org.br/explore/scorecard/SC/4209300
Baixe o arquivo para ver melhor:
Scorecard Lages – Santa Catarina
Na verdade analisando só o mapa do Brasil já percebemos algumas singularidades. Não estamos tão ruins de atributos para se morar com uma certa estrutura. Estamos na cor azul e se formos observar as regiões de São Paulo e em volta das principais capitais, as melhores estruturas de cidades estão concentradas em volta das capitais ou nas regiões metropolitanas, principalmente no sul e sudeste, se grandes distância para percorrer. Agora o Norte no mapa é outra história, com grande vazios, rios, ou clima árido, as ocupações são mais difíceis. Agora a cor preta do bom viver, estão nas capitais, Balneário, Florianópolis, Brasília, Porto Alegre, Cuiabá, Campo Grande e por aí vai. O sonho do brasileiro de morar na zona rural, já acabou, a população que pode migrar, quer facilidades, shoppings, praias, vida noturna, bons colégios, ideais típicos de uma população urbana que se acostumou com transito, carros, filas. Enfim, estamos na categoria de cidades ainda agradáveis para viver.Com estas chuvas percebi que em Florianópolis, existem 100 taxis para 700.000 habitantes, mas o mapa mostra o caráter da urbanidade e não caráter da tranquilidade para se viver.