Solução para desafios de mobilidade urbana em bairros de Lages foram pauta de reunião realizada na ACIL

0
8

Na manhã de quinta-feira, 24 de outubro, o presidente da Associação Empresarial de Lages (ACIL), Antonio Wiggers, recebeu a deputada federal e prefeita eleita, Carmen Zanotto, para uma reunião que contou com a participação do deputado estadual Lucas Neves, do gerente de Relações Governamentais da Rumo Logística, Marcelo Arthur Fiedler, os presidentes dos bairros envolvidos, empresários locais, além de representantes da Bancada da Serra, vereadores em exercício e eleitos para o próximo mandato. Na reunião foram debatidos a necessidade urgente de resolver o problema de mobilidade urbana entre os bairros Ferrovia e São Miguel, separados por uma linha ferroviária.

O representante da Rumo Logística, empresa que administra a ferrovia, apresentou informações sobre a concessão ferroviária. Ele também destacou os desafios técnicos e as burocracias inerentes ao setor, mas reforçou a disposição da empresa em colaborar para encontrar a melhor solução técnica possível.

Em sua fala, Carmen destacou que a busca de uma solução conjunta e integrada é uma prioridade, sinalizando que o processo envolverá um plano de ação que incluirá estudos e projetos de engenharia, necessários para a execução da obra de conexão entre os bairros. “Estamos buscando soluções para esta demanda, de forma conjunta e integrada. Já foi descartada a possibilidade de uma passagem de nível, devido às normas da empresa Rumo Logística e da própria Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A solução será uma passagem superior ou inferior, conforme a viabilidade financeira”, afirmou. A prefeita eleita destacou que a contratação dos projetos de engenharia deve ocorrer até 2025, assim como a captação de recursos.

Diante da urgência do problema, o deputado Lucas Neves manifestou o apoio da Bancada da Serra e reafirmou o compromisso de destinar recursos para desenvolver este projeto. O vice-presidente de Infraestrutura Urbana da ACIL, Malek Ráu Dabbous, ressaltou a importância da integração do plano de mobilidade com o plano diretor de Lages como uma estratégia essencial para garantir que as futuras obras atendam não apenas às necessidades atuais, mas projetem um desenvolvimento sustentável para Lages.

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here