CEPON Recebe Visita de Cães de Busca e Resgate do Corpo de Bombeiros Militar em Ação Especial do Outubro Rosa

0
16

Nesta terça-feira, 29 de outubro, o Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), unidade do Governo de Santa Catarina sob gestão da FAHECE, recebeu uma intervenção assistida por animais dos cães de busca e resgate do Corpo de Bombeiros Militar. A ação, realizada em alusão ao Outubro Rosa, trouxe para a unidade os chamados binômios – duplas formadas por um cão de busca e seu tutor – proporcionando momentos de alívio e alegria para pacientes e profissionais da saúde.

O presidente da FAHECE, Dr. Alvin Laemmel, destacou a relevância do CEPON para o tratamento do câncer em Santa Catarina e o compromisso da Fundação com a excelência no atendimento. “O CEPON desempenha um papel essencial no cuidado oncológico em nosso estado, e iniciativas como essa reforçam o quanto priorizamos a humanização e o bem-estar de todos os envolvidos”, afirmou o Dr. Alvin.

Além de oferecer benefícios emocionais para os pacientes, a atividade também é valiosa para os cães, que desenvolvem mais confiança ao interagir com pessoas estranhas, o que é fundamental para suas operações de busca. O Diretor-geral do CEPON, Dr. Marcelo Zanchet, ressaltou o impacto positivo da ação para a unidade: “Atividades como esta, em parceria com o Corpo de Bombeiros, promovem momentos de alegria e conforto, fundamentais no enfrentamento do tratamento oncológico.”

Desde 2016, o CEPON realiza atividades assistidas por animais, com o objetivo de promover bem-estar e criar memórias afetivas nos pacientes. Gabriela Bubniak, terapeuta ocupacional que acompanha o programa, explica que essas visitas ajudam a humanizar o ambiente hospitalar. “Os animais trazem afeto e espontaneidade aos nossos pacientes internados, quebrando a frieza do ambiente hospitalar e ressignificando a experiência deles aqui. O paciente passa a ter, além das lembranças de procedimentos difíceis, a memória de momentos de carinho e distração,” disse Gabriela.

O Sargento Valdeley, do Corpo de Bombeiros Militar, explicou que a atividade assistida por animais é realizada pela corporação há mais de 20 anos. “Os cães trazem alento e autoconfiança às pessoas. Eles têm um papel fundamental, pois são naturalmente próximos aos seres humanos e trazem esperança em momentos de dificuldade,” afirmou.

Outro programa promovido pelo CEPON é a permissão de visitas de animais domésticos de estimação aos pacientes, direito garantido pela Lei Estadual nº 17.968, de 30 de julho de 2020. Essa legislação permite a visita de animais em hospitais públicos, privados e conveniados com o SUS em Santa Catarina, contribuindo para o bem-estar e a recuperação emocional dos pacientes.

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here