Parque Natural Municipal de Lages convida comunidade a visitar e valorizar a biodiversidade local

0
9

O Parque Natural Municipal de Lages (Parnamul) João José Theodoro da Costa Neto, localizado na rua Carlos de Mesquita, no bairro São Paulo, está aberto ao público e convida moradores, estudantes e turistas a conhecerem um dos maiores refúgios ecológicos do município. Criado em 1997, o Parque é uma unidade de conservação da Prefeitura de Lages, voltada à proteção da fauna e flora e à promoção da educação ambiental.

A gestão do espaço é responsabilidade da Secretaria de Serviços Públicos, que realiza ações de manutenção, monitoramento e programação educativa. O secretário Jean Corbellini ressalta o valor do Parque como ferramenta de conscientização e lazer. “O Parnamul é um patrimônio ambiental da nossa cidade. Convidamos todas as famílias, escolas e visitantes a explorarem este espaço. Além de contemplação, promove o entendimento sobre a importância da preservação ambiental.”

 Trilhas, visitação e orientações

Com cinco trilhas autoguiadas e sinalizadas por cores, o Parnamul oferece percursos com diferentes níveis de dificuldade. Durante a caminhada, os visitantes têm acesso a QR Codes que fornecem informações sobre espécies de plantas e animais catalogados.

A entrada é gratuita e o Parque funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Aos fins de semana e feriados, o horário de visitação é das 14h às 17h. Para grupos com mais de 15 pessoas, é necessário agendamento prévio por telefone – (49) 99836-1301. Visitas individuais ou em grupos menores não requerem agendamento. Mais informações e atualizações estão disponíveis no Instagram oficial: @‌parnamul.

Educação ambiental e projetos

O Parnamul é reconhecido como uma Sala Verde pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Entre os principais projetos promovidos, estão:

· Visitas escolares: Atividades educativas voltadas a alunos da rede pública e privada;

· Projeto Viva o Parnamul: Parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com oficinas sobre espécies nativas, recursos naturais e energias renováveis, e

· Observação de aves: Evento realizado em fevereiro em parceria com a Udesc, incentivando a contemplação de pássaros e o contato direto com a biodiversidade.

Planejamentos futuros

O Parque também sedia as reuniões do Conselho Municipal do Meio Ambiente e planeja a retomada do Projeto Guarda Mirim, além do monitoramento da fauna com o uso de tecnologia e novas iniciativas de educação ambiental em estudo.

A Prefeitura de Lages lembra o convite para que a comunidade conheça e participe das atividades do Parque Natural Municipal, um espaço de preservação e aprendizado ao alcance de todos.

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here