Vereadora Bruna Uncini Sugere a criação de um programa itinerante de Chipagem Animal em Massa, aliado a ações de fiscalização preventiva.
A iniciativa representaria uma importante ferramenta de prevenção, controle populacional, identificação, proteção e bem-estar animal, contribuindo também para a saúde pública e para uma cidade mais responsável e consciente em relação à causa.
O objetivo é ampliar a identificação e o controle populacional de cães e gatos, possibilitando o registro dos animais e de seus tutores, facilitando a localização em casos de abandono, perda ou maus-tratos, além de contribuir para a formulação de políticas públicas mais eficientes na área de proteção e bem-estar animal.
A sugestão é que o programa seja realizado de forma itinerante, com um cronograma por bairros e regiões do município, priorizando inicialmente áreas com maior número de animais em situação de rua, ocorrências de abandono e vulnerabilidade social.
A implantação de um sistema amplo de identificação permitiria ainda que o município construísse um banco de dados atualizado da população animal. A identificação de animais e tutores também contribuiria para uma maior responsabilização quanto à guarda e aos cuidados, incentivando que os animais permaneçam em seus pátios e sob a devida supervisão.
A fiscalização preventiva, por sua vez, permite que o Poder Público atue antes que situações de abandono ou maus-tratos se agravem, fortalecendo a conscientização da população e promovendo a responsabilidade dos tutores. Quando constatadas irregularidades, a identificação do responsável permitirá a adoção das medidas administrativas cabíveis e a aplicação das penalidades previstas na legislação.





