No Centro ou nos bairros, Lages ganhou vida no Natal 2025, celebrando a data com decoração e iluminação em diversos pontos da cidade e programação artística e cultural que reuniu moradores e visitantes.
Agora, os símbolos do Natal FelizCidade, evento que marcou o primeiro ano de gestão da prefeita Carmen Zanotto, começam a ser retirados para posterior armazenamento. “Nossa cidade voltou a ter o merecido destaque. Foi lindo ver as famílias participando dos nossos eventos e atendendo ao nosso convite para ocupar diversos locais e horários festivos. Agora, com o mesmo afinco e cuidado, o trabalho de retirada será feito pelos próximos dias”, avalia a prefeita.
As definições foram formalizadas em reunião realizada nesta segunda-feira (5 de janeiro) na Prefeitura de Lages junto às secretarias envolvidas. Entre as pastas participantes, esteve a Secretaria de Turismo de Lages, que conduziu também a Comissão Central Organizadora do Natal FelizCidade 2025. A secretária Ana Vieira explica como será a retirada dos itens. “Iniciaremos pelas avenidas, até chegar no Centro. Estimamos que o trabalho levará cerca de 15 dias. Nossa principal preocupação de momento é a preservação dos materiais, tanto na retirada, quanto no seu correto armazenamento”, destaca.
A data de início da retirada da decoração nesta terça-feira (6 de janeiro) coincide com as tradições do calendário cristão, que celebra o Dia de Reis, marcando o fim do ciclo natalino e a chegada dos Reis Magos. A data pode variar em determinadas culturas e religiões, mas em geral é realizada nos primeiros dias de janeiro. A prática católica, por exemplo, tem como data limite o Batismo de Jesus, a ser comemorado neste ano em 11 de janeiro.
A intenção é que todos os itens, desde os elementos cenográficos de grande envergadura, até os materiais de pequeno porte, estejam em condições de uso para este ano de 2026, perdurando para outras comemorações de Natal e auxiliando a preservar a base das próximas temáticas. Para isso, os locais de armazenamento também passarão por mudanças e adequações. “Recebemos retornos extremamente positivos de visitantes provenientes de outros municípios e estados. Com isso, Lages se consolida como um destino turístico de Natal, com potencial para atrair um número ainda maior de turistas nas próximas edições, fortalecendo e concretizando o trabalho de posicionamento do turismo lageano”, conclui a secretária Ana Vieira.
Neste ano, vários foram os destaques natalinos na cidade: além dos bairros, a Praça João Ribeiro (em frente à Catedral), o Calçadão da Praça João Costa, o Parque Jonas Ramos (Tanque) e diversas avenidas, como Presidente Vargas, Duque de Caxias, etc. Já o Túnel Encantado, uma das atrações mais procuradas, será a última estrutura a passar pela desmontagem, garantindo mais alguns dias a quem ainda não visitou ou deseja voltar ao local.






