Por intermédio da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), a Prefeitura de Lages monitora a situação meteorológica e está em atenção após os avisos emitidos pela Defesa Civil do Estado com relação a possíveis episódios de chuvas intensas e temporais de verão, principalmente nesta quinta-feira (29 de janeiro).
Para este dia, a previsão do tempo indica a formação de um sistema de baixa pressão no interior do Continente, que aumenta as condições para temporais em Santa Catarina. O dia amanhece com maior variação de nebulosidade nas áreas entre os Planaltos, com mínimas variando entre 16ºC e 18°C. Nas demais regiões do Estado, as mínimas variam entre 20ºC e 23°C. À tarde, as máximas ficam próximas de 32°C no Oeste e no Litoral, e em torno de 30°C nas demais regiões. A partir do fim da manhã há condições para temporais com raios, rajadas de vento, chuva intensa em curtos períodos de tempo e eventual queda de granizo nas áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. Esta condição se espalha para as demais regiões do Estado ao longo do dia, oferecendo risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos na rede de energia elétrica.
De acordo com o secretário-executivo da Defesa Civil Municipal, Paulo da Silva Ribeiro (Sargento Ribeiro), a recomendação às pessoas é de que em casos de urgência, durante os temporais, as pessoas busquem um local como abrigo, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados. Se ocorrerem ventos fortes, deve-se evitar transitar ou se abrigar próximo de árvores, placas, muros e postes de energia. Já nos casos de chuva intensa com alagamentos, jamais atravessar ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos. “A prefeita Carmen Zanotto nos orientou para que nossas equipes e demais secretarias competentes fiquem em estado de atenção para qualquer tipo de evento adverso, com base nestes avisos emitidos pela Defesa Civil Estadual”, comenta o secretário.
Em casos de emergência, a comunidade pode acionar a Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil de





