Início Site

Quinta-feira quente com temporais em SC

Quinta-feira (29/01):

Tempo: aberturas de sol com aumento de nuvens em SC. Entre o fim da manhã e tarde maior instabilidade com condições de temporais mais abrangentes e intensos no estado (leia Aviso), começando pelo oeste e sul do estado, atingindo todas as regiões até à noite.

Temperatura: elevada com ar abafado, máximas acima de 29°C a 34°C no estado.

Vento: nordeste a sudoeste, fraco a moderado, com rajadas.

Sistema: formação de um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil.

Sexta-feira e sábado (30 e 31/01):

Tempo: mais aberto com sol no oeste, com maior variação de nuvens do Planalto ao Litoral e condições de pancadas de chuva e temporais isolados a partir da tarde, podendo atingir também a região do Meio-Oeste.

Temperatura: diminui um pouco no leste do estado e segue mais elevada no oeste.

Vento: sudoeste a sudeste, passando a nordeste no sábado, fraco a moderado.

Sistema: baixa pressão afasta-se para alto mar e se intensifica, dando origem a um ciclone extratropical.

Domingo (01/02):

Tempo: sol entre nuvens em SC. No Litoral e áreas próximas, condições de pancadas bem isoladas de chuva a partir da tarde. Diminui a condição de temporais.

Temperatura: elevada, variando de 30°C a 35°C no estado.

Vento: norte a sul, fraco a moderado.

Segunda-feira (02/02):

Tempo: sol entre nuvens em SC. A partir da tarde condições de chuva com trovoadas isoladas do oeste ao norte do estado, áreas mais próximas do PR.

Temperatura: elevada, variando de 29°C a 36°C no estado.

Vento: sul a nordeste, fraco a moderado.

Compartilhar a matéria

Inscrições abertas para o Concurso da Realeza da 36ª Festa Nacional do Pinhão

Estão abertas as inscrições para o Concurso que irá eleger a rainha e as princesas da 36ª edição da Festa Nacional do Pinhão. O Edital foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (29 janeiro) e define as regras, etapas e critérios para a escolha da nova realeza, que terá a missão de representar um dos melhores e maiores eventos do Sul do país.

As interessadas podem se inscrever até o dia 20 de fevereiro. A ficha poderá ser preenchida na Fundação Cultural de Lages (FCL), das 8h às 11h, e das 14h às 17h. No ato da inscrição, a candidata precisa estar munida de todos os documentos solicitados no regulamento. O Edital completo está disponível no site da Prefeitura de Lages e também no Instagram oficial da Prefeitura. “A Festa Nacional do Pinhão é um dos maiores símbolos da nossa identidade cultural, e a escolha da realeza representa este sentimento de pertencimento e valorização de Lages e da Serra Catarinense. O Concurso é uma oportunidade para que jovens mulheres se tornem embaixadoras da nossa cultura, da nossa história e da hospitalidade do nosso povo, levando o nome do município para além das nossas fronteiras”, salienta a prefeita Carmen Zanotto.

Mudanças no Edital 2026

Uma das principais novidades do Concurso deste ano é a alteração na idade mínima das candidatas. Em 2026 podem participar mulheres com idade entre 20 e 29 anos completos até a data do Concurso. Na edição de 2025, o limite mínimo era de 18 anos.

Segundo o secretário de Comunicação e membro da Comissão Central Organizadora (CCO), Diogo Schimitz, a atualização busca alinhar o Concurso ao perfil institucional e às responsabilidades assumidas pelas eleitas. “O Edital deste ano traz este ajuste importante, da elevação da idade mínima. Nossas representantes estarão ainda mais preparadas e com a disponibilidade para cumprir uma agenda intensa de compromissos oficiais e de divulgação da Festa, do município e da Serra Catarinense”, afirma.

Além da idade, o regulamento mantém critérios, como, residir em Lages há pelo menos três anos (ou ser natural do município), não possuir vínculo que impeça o cumprimento das agendas oficiais e não ter sido rainha ou princesa em edições anteriores, entre outras atribuições.

Etapas e seleção das candidatas

Após o período de inscrições, as candidatas participam de encontros, ensaios e treinamentos, que fazem parte do processo de avaliação. Ao final desta etapa, 12 candidatas serão selecionadas para a grande final.

Durante o Concurso, o corpo de jurados avaliará quesitos, como, postura, desenvoltura na passarela, beleza, simpatia, capacidade de comunicação e conhecimento sobre a Festa Nacional do Pinhão e de Lages.

A superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Carla Zonatto, salienta o papel institucional da realeza. “A escolha vai muito além de um concurso, o compromisso é o de representar a identidade, a cultura e a hospitalidade de Lages e da Serra Catarinense.”

Datas do Concurso

29/01 – Lançamento do Edital

20/02 – Encerramento das inscrições

23/02 – Primeiro encontro e sessão de fotos

24 e 25/02 – Treinamento

03/03 – Corte na Fundação Cultural: Escolha das 12 finalistas

04/03 – Atividade no La Unica Ateliê

05/03 – Escolha da realeza, no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini

Atribuições das eleitas

A rainha e as princesas eleitas terão mandato até a escolha da próxima realeza do evento, e a representação de Lages em eventos locais, regionais, estaduais e nacionais, além de visitas institucionais a escolas, entidades assistenciais, unidades de saúde e ações promovidas pela Prefeitura.

As eleitas também participam ativamente de todos os dias da Festa Nacional do Pinhão, recepcionando autoridades, visitantes e a imprensa.

Vozes de quem já viveu a experiência

As últimas representantes da realeza também deixam mensagens de incentivo às futuras candidatas, destacando a experiência como transformadora e única. Para Amanda Bianchini Moraes, rainha da 35ª edição, ser realeza é ir além. “Representar Lages e a Serra Catarinense é carregar no peito a tradição e o orgulho de um povo forte e acolhedor. Foi uma experiência que marcou a minha alma, vivendo intensamente o amor pela nossa terra, cultura e gente”, explica.

A 1ª Princesa de 2025, Lariane Rodrigues, recorda a experiência de representar e viver momentos marcantes. “Se você tem vontade de viver uma experiência incrível com crescimento e muitos momentos inesquecíveis, esta é a sua chance.” Alice Cunha Ramos, 2ª Princesa de 2025, fala da chance única e transformadora que é ser parte da realeza. “É uma oportunidade para meninas que desejam representar a nossa cidade com dedicação e autenticidade.”

As inscrições seguem abertas até 20 de fevereiro. O regulamento completo, incluindo critérios, regras e a documentação necessária para participar do Concurso, pode ser conferido em Regulamento Concurso Escolha Realeza 36ª Festa Nacional do Pinhão – 2026.

Festa Nacional do Pinhão ocorre de 22 de maio a 7 de junho

A 36ª edição será realizada de 22 de maio a 7 de junho de 2026. A Serra convida para viver uma experiência única, com muita gastronomia, música, cultura, movimentando a economia e o turismo e enaltecendo as tradições da Serra Catarinense.

Concurso da Realeza Mirim será realizado novamente em 2026

A edição de 2026 da Festa Nacional do Pinhão contará novamente com o Concurso da Realeza Mirim. As informações oficiais sobre inscrições, critérios e datas serão divulgadas em breve, já que a realização do Concurso depende do retorno do calendário letivo na cidade.

Compartilhar a matéria

Prefeitura de Lages monitora condições do tempo após avisos da Defesa Civil do Estado para possíveis chuvas intensas e temporais nesta quinta-feira – 29 de janeiro

Por intermédio da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), a Prefeitura de Lages monitora a situação meteorológica e está em atenção após os avisos emitidos pela Defesa Civil do Estado com relação a possíveis episódios de chuvas intensas e temporais de verão, principalmente nesta quinta-feira (29 de janeiro).

Para este dia, a previsão do tempo indica a formação de um sistema de baixa pressão no interior do Continente, que aumenta as condições para temporais em Santa Catarina. O dia amanhece com maior variação de nebulosidade nas áreas entre os Planaltos, com mínimas variando entre 16ºC e 18°C. Nas demais regiões do Estado, as mínimas variam entre 20ºC e 23°C. À tarde, as máximas ficam próximas de 32°C no Oeste e no Litoral, e em torno de 30°C nas demais regiões. A partir do fim da manhã há condições para temporais com raios, rajadas de vento, chuva intensa em curtos períodos de tempo e eventual queda de granizo nas áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. Esta condição se espalha para as demais regiões do Estado ao longo do dia, oferecendo risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos na rede de energia elétrica.

De acordo com o secretário-executivo da Defesa Civil Municipal, Paulo da Silva Ribeiro (Sargento Ribeiro), a recomendação às pessoas é de que em casos de urgência, durante os temporais, as pessoas busquem um local como abrigo, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados. Se ocorrerem ventos fortes, deve-se evitar transitar ou se abrigar próximo de árvores, placas, muros e postes de energia. Já nos casos de chuva intensa com alagamentos, jamais atravessar ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos. “A prefeita Carmen Zanotto nos orientou para que nossas equipes e demais secretarias competentes fiquem em estado de atenção para qualquer tipo de evento adverso, com base nestes avisos emitidos pela Defesa Civil Estadual”, comenta o secretário.

Em casos de emergência, a comunidade pode acionar a Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil de

Compartilhar a matéria

Jogadora de vôlei lageana é contratada por equipe dos EUA

A jovem atleta de apenas 16 anos, Lavínia Cesar Hoffer Costa, embarcou na semana passada para Nampa, Idaho (EUA), a convite do Idaho Crush Volleyball. Lá, ela irá aperfeiçoar suas técnicas e integrar a equipe do clube.

Lavínia já soma três convocações consecutivas para representar Santa Catarina no Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS), organizado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Sua trajetória é marcada por títulos estaduais, nacionais e prêmios individuais que comprovam seu talento, disciplina e dedicação.

Iniciou sua caminhada aos 10 anos, em Lages, na AVOFEL, e desde então construiu uma história brilhante. Passou por grandes equipes, aprendeu com excelentes profissionais e levou o nome de nossa cidade a pódios importantes em todo o Brasil.

Habilidosa e dona de ataques potentes,a atleta também se destaca pelos excelentes saques e passes .

Entre as principais conquistas da Lavínia estão:

🏆 Campeã JESC 12-14 em 2022;
🏆Campeã do Festival Intern.Estrela U-16 em 2022;
🏆Campeã catarinense U-15 em 2022;
🥉3 lugar JEBS em 2022;
📌4 Lugar CBS U-16 em 2023;
🏆Campeã Festival Intern.Estrela U-16 em 2023;
🏆Campeã da Taça Paraná U-18 em 2024
🥈Vice Campeã paranaense U-19 2024

⭐Atleta Destaque da Liga catarinense 2019;
⭐ Melhor jogadora da Liga catarinense 2021
⭐Melhor jogadora do Estado 2022
⭐MELHOR jogadora da Liga catarinense 2022
⭐Atleta Destaque da Liga catarinense 2022
⭐MVP da Copa Santa Catarina 2024
⭐ Melhor atacante da Copa Santa Catarina 2024
⭐MVP da Taça Paraná U-18 2024
⭐ Melhor ponteira do Paranaense U-19 2024

Parabéns a essa atleta lageana que já começa a conquistar o mundo! Ficamos na torcida.

Compartilhar a matéria

As Rapidinhas da Cris Menegon

Aqui a informação é sucinta, rapidinha e sem frescura.

Festa do Pinhão

Duas empresas disputam a organização da Festa do Pinhão deste ano: a AME e a Impacto. A AME foi habilitada em todos os quesitos, mas terminou em segundo lugar. Já a Impacto, que ficou em primeiro, parece ter enfrentado algum “enrosco” e entrou com recurso. A Prefeitura de Lages informou que o processo segue os ritos da Lei nº 14.133 e que a definição final ocorrerá apenas após a análise jurídica. Seguimos no aguardo.

Festa do Pinhão II

Temos pelo Brasil algumas outras empresas que teriam capacidade de tocar a festa, resta saber o porquê não vieram? Entrei em contato com uma delas, e a resposta foi de que o risco é muito alto, já que são 10 shows nacionais, sem direito a usar a marca da festa e outras “coisitas”. Temos que lembrar que são empresas que tem custos e pretendem ter lucro, teria que ser bom para ambas as partes, ninguém quer pagar para trabalhar, já que cada grande show nacional não baixa de 1 Milhão, temos outros que são mais baratos, entrando no orçamento. Torcendo para que tudo dê certo, será uma grande festa.

Cão Orelha

Sei que já está batido esse assunto, são 6 jovens com a mente desocupada e de férias, sem ter o que fazer resolveram maltratar torturar um animal indefeso. Sou a favor da punição sim, mas pasmem; no Brasil eles não sofrerão as consequências devidas e sabem porquê? O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), do Brasil passa mão na cabeça dos menores que comentem CRIMES, não são julgados pela justiça penal comum, sendo aplicadas Medidas Socioeducativas (como internação, liberdade assistida e até cestas básicas) ou seja não tem punição penal. Está na hora de ser revisto isso neste país. O problema do Brasil é a IMPUNIDADE E A NORMALIZAÇÃO DO ERRO. ACORDA, BRASIL!

COMOÇÂO

E a comoção tomou conta da internet do Brasil e já está pelo mundo a fora, estou na expectativa como todos pela punição dos adolescentes, mas também dos que matam pessoas, como crianças e mulheres, os que roubam dinheiro dos velhinhos do INSS, os que gastam dinheiro público em sigilo, os que pegam o dinheiro público e pagam emendas de políticos no acordão. Se os brasileiros tivessem toda está COMOÇÃO para tudo de errado que anda acontecendo inclusive com a justiça do Brasil, tenho certeza que construiríamos um país há várias mãos. ACORDA, BRASIL!

Cotas

A maior discriminação é a tal cotas de qualquer tipo, e posso provar. Duda Odara uma transgênero foi aprovada no curso de medicina da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Ela ficou na posição 1.243 no vestibular, isso mesmo nesta posição e tirou o lugar de quem por MERITOCRACIA teve o direito retirado de cursar. Me perdoe, mas quem comemora um absurdo deste perdeu a noção e o amor à vida. Sendo que a maior discriminação já está estampada na incapacidade de ser aprovada de formal NORMAL. Somente os inteligentes conseguem ver que, cotas é uma forma de segregação.

Compartilhar a matéria

Salto Caveiras passa a contar com câmeras de segurança em áreas estratégicas

O Salto Caveiras, conhecido por sua beleza natural e importante ponto turístico de Lages e da Serra Catarinense, passou a contar com câmeras de segurança instaladas em pontos estratégicos. A iniciativa da Prefeitura de Lages, por intermédio da Diretoria Municipal de Segurança, vinculada à Secretaria da Administração, com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina (PM/SC), tem como objetivo ampliar a segurança de moradores e visitantes.

A ação constitui um conjunto mais vasto de medidas direcionadas à valorização turística e ao desenvolvimento sustentável da região, com enfoque na qualificação do Salto Caveiras como espaço de lazer, contemplação e atividades ao ar livre.

A secretária do Turismo de Lages, Ana Vieira, reitera a importância do investimento para o turismo e à preservação do local. “A iniciativa contribui para a preservação do espaço, à prevenção de atos de vandalismo e ao aumento da sensação de segurança, fortalecendo o turismo e garantindo um ambiente mais seguro para lazer, contemplação e atividades ao ar livre. Esta ação faz parte do Projeto Parque do Salto Caveiras, sob a coordenação da Secretaria do Turismo, e integra o Pacto pela Aceleração do Território”, explica.

O diretor municipal de Segurança, Jefferson Dias, destaca a parceria com a Polícia Militar de Lages e o direcionamento da gestão municipal para expandir a segurança em áreas estratégicas de Lages. “Esta é uma parceria entre a Diretoria Municipal de Segurança e a Polícia Militar. São 12 equipamentos do tipo speed dome, com alcance de até 32 vezes e giro de 360º, além de quatro câmeras fixas do tipo bullet, todas com inteligência artificial. Duas speed dome foram instaladas na região do Salto Caveiras – uma na entrada pela BR-282 e outra na cabeceira da ponte. Este investimento segue a orientação da prefeita Carmen Zanotto de ampliar a segurança, especialmente em pontos turísticos e áreas de grande circulação.”

Além do Salto Caveiras, parte das câmeras fixas foi instalada no Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera, estendendo o sistema de videomonitoramento urbano e contribuindo para uma cidade mais segura e preparada para receber moradores e visitantes.

O recurso financeiro público das câmeras é proveniente do Governo do Estado, através de emenda parlamentar no valor de R$ 220 mil, direcionada pelo deputado estadual, Marcius Machado.

Compartilhar a matéria

Lucas Neves confirma quase R$ 10 milhões em novos repasses para Lages em reunião com a prefeita Carmen Zanotto

O deputado estadual Lucas Neves confirmou a destinação de quase R$ 10 milhões em recursos para Lages durante reunião com a prefeita Carmen Zanotto, nesta segunda-feira (26), juntamente com o presidente da Câmara Municipal, Maurício Batalha, e os vereadores Éder Santos, Gabriel Córdova e Tio Zé. O dinheiro será aplicado em infraestrutura, saúde, educação, segurança, esporte e apoio a entidades lageanas.

Os investimentos garantem reforma de escolas e CEIMs, compra de uniformes e aparelhos de ar-condicionado, melhorias em postos de saúde, aquisição de veículos, além de consultas, exames e óculos para quem precisa.

Nas obras estruturantes, os recursos vão permitir a pavimentação de ruas em vários bairros, melhorias na drenagem, calçadas, modernização urbanas e a instalação de guardrail em toda a extensão da avenida Belizário Ramos, nas duas margens do rio Carahá. Também estão previstas reformas em quadras esportivas, campo de futebol, centro comunitário e apoio financeiro ao esporte e à cultura.

Entidades de Lages também serão beneficiadas, como APAE, ADEVIPS, APAS, Hospital Infantil Seara do Bem e Uniplac, além do Corpo de Bombeiros e do 6º Batalhão da Polícia Militar.

Além disso, o deputado confirmou recursos para consórcios regionais que atendem Lages e a Serra Catarinense, garantindo cursos profissionalizantes e investimentos na saúde, incluindo o programa de controle da diabetes.

“Eu fico realmente feliz em anunciar mais uma leva de recursos para nossa cidade. Tem sido assim desde o início do meu trabalho como deputado. Com as emendas anunciadas hoje, já são R$ 30 milhões investidos na cidade através do meu gabinete. É trabalho de verdade, pé no chão, para melhorar a vida dos lageanos no dia a dia”, afirmou Lucas Neves.

Compartilhar a matéria

Com tecnologia de câmeras e drone, Prefeitura de Lages evolui em planejamento da mobilidade urbana

A Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria do Planejamento Urbano (Seplam) e Diretoria de Trânsito (Diretran), está utilizando a tecnologia de câmeras e drone como ferramenta estratégica para o desenvolvimento de tráfego e mobilidade urbana no município. A tecnologia possibilita uma análise mais precisa, econômica e eficiente da dinâmica do trânsito, e contribui diretamente à melhoria da fluidez e da segurança viária.

As câmeras fixas ficam 24 horas por dia em pontos estratégicos diferentes em que constam semáforos e, por meio das imagens captadas, as equipes técnicas conseguem realizar a contagem de veículos em diferentes horários do dia, viabilizando ajustes mais assertivos nos tempos semafóricos e um melhor ordenamento do fluxo viário. Já o drone é utilizado para estudos que possam melhorar o fluxo e fluidez. Além disto, os levantamentos também avaliam pontos que necessitam de reforço ou adequação na sinalização de trânsito.

A iniciativa reafirma o compromisso da gestão com um trânsito mais planejado, moderno e seguro. “Estamos investindo em planejamento, inovação e decisões técnicas. O uso de câmeras e do drone amplia nossa capacidade de análise e resulta em ações mais eficazes, que refletem diretamente na qualidade de vida da população, com um trânsito mais seguro e fluido”, observa a prefeita Carmen Zanotto.

Entre os meses de setembro e outubro de 2025 foram feitas contagens em todos os cruzamentos semaforizados de Lages, bem como em importantes pontos da cidade, como a rotatória do bairro Conte, a rotatória de acesso ao 1º Batalhão Ferroviário (BFv) e a rotatória de acesso ao bairro Penha, em que se foi capaz identificar o volume de veículos, os sentidos de deslocamento e os principais movimentos em cada local.

Com base nestes estudos, o Município iniciou a implantação de novas programações semafóricas, com foco no sincronismo entre vias, não apenas em uma avenida isolada, mas, envolvendo diferentes corredores viários da cidade. O objetivo é implementar a chamada “onda verde”, com finalidade de um deslocamento mais fluido nos trechos de maior movimento.

A administração municipal também orienta os motoristas quanto à necessidade de atenção redobrada nos semáforos, pois, em alguns semáforos o tempo de abertura será maior e, em outros, menor, após verificação de fluxo da região, lembrando que a proposta não é aumentar a velocidade, mas, sim, promover agilidade com consciência e segurança.

O secretário do Planejamento Urbano, Malek Ráu Dabbous, ressalta que todas as intervenções são fundamentadas em dados reais. “O que estamos fazendo é totalmente baseado nas contagens de fluxo. Não se inventa tempo de semáforo. Os locais com maior volume de veículos são priorizados. Em vias com menor movimento pode haver um tempo de espera um pouco maior, mas, isto é necessário para garantir melhor desempenho do sistema viário como um todo”, comenta o secretário.

O diretor de Mobilidade Urbana, Ricardo Fonseca Nerbass, frisa que o uso das tecnologias qualifica a tomada de decisões técnicas. “Com as imagens fixas e aéreas, conseguimos observar o comportamento real do trânsito, identificar gargalos e compreender melhor como os veículos se deslocam em cada ponto da cidade. Isto nos permite planejar intervenções mais eficientes e seguras, sempre pensando na melhoria da mobilidade urbana”, salienta o diretor.

A Prefeitura segue amparada em análises técnicas para um trânsito planejado, moderno e seguro, com tecnologia de ponta para orientar ações que impactam diretamente o dia a dia de motoristas, ciclistas e pedestres em Lages.

Compartilhar a matéria

Lucas Neves garante novas obras de pavimentação em Lages

Moradores de diversas ruas de Lages receberam com satisfação a informação de que o deputado Lucas Neves garantiu recursos para novas obras de pavimentação no município. As melhorias atendem bairros como Várzea e São Pedro e fazem parte de um conjunto de emendas parlamentares destinadas a partir de demandas apresentadas pelos vereadores Gabriel Córdova e Tio Zé.

Na Várzea, a Rua José dos Passos Varela e a Servidão Cáritas estão entre as vias contempladas. Já no bairro São Pedro, a Rua Sebastião Luz dos Santos também será pavimentada. “Quem mora em rua sem pavimentação sabe bem como é. Eu cresci assim. Morei em rua sem asfalto e sei o transtorno que é conviver com a poeira ou o barro. É por isso que todos os anos destino recursos para ajudar as prefeituras a pavimentar mais ruas”, afirmou o deputado.

Para essas três vias, foram destinados R$ 845 mil no total, por meio de emendas impositivas ao orçamento. Agora, cabe à prefeitura providenciar a elaboração dos projetos e, posteriormente, realizar a licitação para garantir a aplicação dos recursos e a execução das obras.

Lucas Neves relembra que, todos os anos, tem destinado recursos para ações de pavimentação e destaca que foi o único deputado estadual a contribuir com o projeto da estrutura da usina de asfalto, que tem atendido prefeituras da região. “Quando o assunto é envio de recursos para obras de pavimentação, o nosso mandato lidera. Não só em Lages, onde já garantimos R$ 3,5 milhões para essa finalidade, mas também em muitos outros municípios, com valores destinados para melhorar a infraestrutura urbana, especialmente nos bairros”, frisou.

Nos próximos dias, o deputado deve anunciar novos recursos para outras obras de pavimentação e também para áreas como saúde e educação em Lages.

Compartilhar a matéria

Cientista brasileira recupera movimentos de pacientes paraplégicos

A cientista brasileira Tatiana Sampaio ganhou destaque internacional após liderar uma pesquisa experimental que possibilitou a recuperação parcial de movimentos em seis pacientes paraplégicos. 

Desenvolvida na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promete transformar a vida de pessoas com lesões na medula espinhal. O estudo utiliza a proteína polilaminina, criada em laboratório, que já apresentou resultados inéditos em humanos e está em fase de testes clínicos, após experimentos anteriores de sucesso, com fomento da FAPERJ.

A droga experimental, produzida por uma farmacêutica brasileira , é aplicada diretamente na medula espinhal durante procedimento cirúrgico. Ela forma uma espécie de malha que orienta os neurônios a se reconectarem, restabelecendo a comunicação entre as células nervosas e permitindo a recuperação de movimentos.

O que já se observa nos primeiros pacientes abre uma perspectiva inédita: a possibilidade real de que, no futuro, pessoas com lesões de longa data também possam retomar a mobilidade e reconstruir a rotina perdida.

Compartilhar a matéria