Início Site

Esperança: Crianças de SC enviam cartas e doces para as crianças do RS

Em um ato de solidariedade que comoveu a todos, crianças de Jaguaruna/SC, enviaram uma caixa cheia cartas de esperança e nelas uma barra de chocolate para as crianças atingidas pela maior tragédia climática do Rio Grande do Sul.

O gesto emocionante foi registrado durante a coleta de mantimentos no Marco Choperia, no centro da cidade de Jaguaruna para serem enviados, onde voluntários se dedicam a ajudar os afetados.

Na frente da caixa, uma folha de caderno estava colada com fita adesiva e uma mensagem simples: “entregar crianças”. Ao abrir a caixa e perceber o conteúdo, um dos voluntários não pôde conter a emoção. “Olha como tem esperança pessoal,” disse ele, visivelmente tocado pelo gesto.

Entre os diversos itens na caixa, destacava-se uma carta que transmitia uma mensagem de conforto: “Isso vai passar, vai ficar tudo certo viu, fica bem, espero que você esteja lidando bem com toda a situação, enfim espero que você goste da carta, que Deus te abençoe! Beijos.”

Santa Catarina foi um dos primeiros estados a estender a mão ao Rio Grande do Sul neste momento difícil, e a iniciativa das crianças de Jaguaruna reforça o espírito de compaixão e solidariedade que permeia a comunidade.

 

Jornal Razão

Compartilhar a matéria

Sábado com muitas nuvens e chuva mais intensa na divisa com o RS

Sábado (11/05):

Tempo: muitas nuvens com aberturas de sol do centro ao norte de SC, mais encoberto com chuva do Extremo Oeste ao Litoral Sul no decorrer do dia e no final da tarde na Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. No Planalto Sul e Litoral Sul, chuva e temporais localizados, com pontuais mais elevados na divisa com o RS (aviso).

Temperatura: amena no sul do estado e em elevação nas demais regiões.

Vento: variável de noroeste e sudeste, fraco a moderado, com rajadas no litoral.

Sistema: atuação de ventos fortes em níveis médios e altos da atmosfera (corrente de jato) e cavado (área de baixa pressão) no RS e litoral de SC deslocando-se para o mar, afastando-se para leste.

Domingo (12/05):

Tempo: sol entre nuvens em boa de SC, com mais nuvens do Meio-Oeste ao Planalto, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Persiste a condição de chuva principalmente pela manhã no Meio-Oeste e na maior parte do dia com temporais localizados no Planalto Sul e Litoral Sul.

Temperatura: em elevação.

Vento: noroeste, com variações de sudoeste, fraco a moderado, com rajadas.

Sistema: atuação de ventos fortes em níveis médios e altos da atmosfera (corrente de jato) e cavado no RS com formação de nova frente fria entre a tarde e noite.

Segunda-feira (13/05):

Tempo: muitas nuvens a encoberto com chuva e risco de temporais localizados em SC no decorrer do dia, principalmente do Extremo Oeste ao Litoral Sul, devido ao avanço da frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano na altura do RS e Uruguai.

Temperatura: em declínio acentuado.

Vento: noroeste passando a sudoeste, fraco a moderado, com rajadas de 50 a 80km/h, mais intensas no Planalto Sul e Litoral.

Terça-feira (14/05):

Tempo: mais nuvens e chuva em SC, melhorando no decorrer do dia devido ao avanço de uma massa de ar frio e seco no Sul do Brasil.

Temperatura: baixa em relação aos dias anteriores.

Vento: sudoeste e sul, fraco a moderado, com rajadas no litoral, mais intensas no litoral (50 e 60 km/h).

 Quarta-feira (15/05):

Tempo: sol entre nuvens em SC.

Temperatura: com pouca elevação devido à nebulosidade e ao vento sul.

Vento: sul/sudeste, fraco a moderado.

 Epagri

Compartilhar a matéria

1º Encontro das Empreendedoras com a autoestima

Toda mulher nasce empreendedora, muitas são como uma joia rara e precisam ser lapidadas e a principal razão é a AUTOESTIMA.

O Encontro da Empreendedora com a Autoestima será na ACIL, hoje (10/05), ás 19h.

E a organizadora promete muito networking e diversas dicas de autoestima e autoconhecimento, além de mimos e risadas entre as mulheres.

O encontro será brindado com um café que terá o custo de apenas RS 15,00 (quinze reais).

Venha fazer parte desse evento, você irá se surpreender com a sua capacidade de ser guerreira.

Clique aqui para acessar o convite e confirme sua presença. 👇

https://festalab.com.br/o-encontro-da-empreendedora-com-a-autoestima-10mai

Mais informações: https://www.instagram.com/nai_antunes/

Compartilhar a matéria

Anvisa determina recolhimento de lotes do detergente Ypê por risco de contaminação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização, distribuição e uso de determinados lotes do detergente da marca Ypê, após constatado risco de contaminação. A decisão, publicada no Diário Oficial da União, está em vigor desde terça-feira (7) e determina o recolhimento de versões específicas do produto.

Segundo o órgão, foi identificado um potencial risco de contaminação microbiológica após o resultado de análises de monitoramento na produção constatarem um desvio fora do padrão. Como ação de fiscalização, a Anvisa estabeleceu o recolhimento do produto.

A decisão da Anvisa também estabelece a suspensão de todas as unidades fabricadas nos meses de julho, agosto, setembro, novembro e dezembro do ano de 2022, com final de lote identificado por 1 ou 3.

O que diz a empresa

Em nota, a Ypê, empresa brasileira de produtos de higiene e limpeza que pertence à Química Amparo, produtora do detergente, informou que os lotes dos produtos apontados pela publicação da Anvisa, já haviam sido detectados pelo controle de qualidade da própria empresa.

A fabricadora afirma que iniciou o recolhimento voluntário dos itens há mais de um mês e comunicou à agência reguladora, em conformidade com as diretrizes do próprio órgão.

Segundo eles, após uma rigorosa análise interna, foi identificado, em alguns lotes específicos, a possibilidade de alteração no odor tradicional do produto, sem risco à saúde ou segurança do consumidor, porém, em alguns casos perceptível ao olfato.

Ainda em nota, a empresa ressaltou que a comercialização do produto não foi proibida, havendo apenas a necessidade do recolhimento dos lotes específicos detectados:

“Importante destacar que não há proibição de comercialização do produto e sim o bloqueio e recolhimento exclusivamente dos lotes específicos indicados na ação voluntária proposta pela própria empresa”, informou a Química Amparo.

A empresa reforçou, ainda em nota, que a segurança, a qualidade de seus produtos e a atenção aos clientes e consumidores são prioridades desde sua fundação.

CNN

Compartilhar a matéria

Hospital Seara do Bem recebe habilitação de leitos de saúde mental

Mais uma conquista para os pacientes infantis de Santa Catarina. O Hospital Seara do Bem, de Lages, recebeu a habilitação de 10 leitos da Unidade de Saúde Mental. A conquista teve a participação das equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que intermediaram o processo junto ao Ministério da Saúde (MS).

Com a habilitação, o Hospital Seara do Bem se torna Serviço Hospitalar de Referência para atenção às pessoas com sofrimento ou transtorno mental incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, com um repasse anual de R$ 673.213,20, para auxílio na manutenção desses 10 leitos.

“Essa habilitação é uma demanda antiga da direção do Hospital, estive diversas vezes no Ministério da Saúde solicitando o reconhecimento. Desde o início do serviço, a Secretaria de Saúde vinha custeando os leitos. A saúde mental é um grande desafio de todos os gestores e nós precisamos ampliar os atendimentos na região serrana e também no nosso Estado”, destaca a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto

Desde a sua abertura, em setembro de 2022, mais de 4 mil pacientes já foram atendidos na unidade, que até a habilitação pelo MS era custeada com recursos da Secretaria de Estado da Saúde e do próprio Hospital.

Com um atendimento multidisciplinar, a Unidade de Saúde Mental dedica-se ao tratamento de pacientes que necessitem de cuidados intensivos, que não são possíveis em serviços de menor complexidade. A gerente geral do Hospital, Simaia Ribeiro explica que o foco é atenção integral e humanizada. “Para atingir estes objetivos, o serviço conta com equipe multiprofissional e seus componentes atuam interativa e integradamente, com competência técnica e cultura humanística, cada um exercendo o papel que é próprio da sua profissão e fazendo aparecer às relações de colaboração existentes entre todos, sempre em benefício dos pacientes e do compromisso com a atenção”, afirma.

Além do Unidade de Saúde Mental, o hospital também realiza atendimentos de urgência e emergência e possui especialidade de anestesiologia, ortopedia pediátrica e cirurgia pediátrica, recebendo pacientes de toda região.

Compartilhar a matéria

Gramado/RS: Evento Connection Terroirs do Brasil é adiado

Impactado pelos eventos climáticos no Rio Grande do Sul, o Connection Experience Terroir do Brasil 2024, que aconteceria entre os dias 15 e 18 de maio em Gramado, está adiado. O evento tem nova data definida: será de 12 a 15 de junho.

“Por respeito à dor dos gaúchos e da restrição em mobilidades, com o fechamento do aeroporto e estradas, optamos por adiar o Connection para um momento mais oportuno de celebração”, reforçam Marta Rossi, CEO da Rossi & Zorzanello, organizadora do evento, em comunicado juntamente com o Sebrae e a Secretaria de Turismo de Gramado.

Com foco em produtos de origem do Brasil, o Connection irá proporcionar painéis com convidados nacionais e internacionais, a Alameda Terroir – feira de expositores com produtos de origem, Cozinhas Show – aulas de culinária abertas ao público e o Circuito Gastronômico e de Experiências com a participação de restaurantes e parques da cidade.

Para referência

O Connection Experience 2024 acontece de 12 a 15 de junho em Gramado com o tema Terroirs do Brasil. Serão palestras, feira de expositores, circuito gastronômico e aulas show de culinária para fomentar novos negócios a partir dos produtos de origem do Brasil. O evento é realizado pela Rossi & Zorzanello com correalização do SEBRAE. Mais informações e ingressos no site: https://www.connectionexperience.com.br/.

Compartilhar a matéria

Lages: Casa Mãe Tereza proporciona acolhimento às gestantes da Maternidade Tereza Ramos

A maternidade é uma experiência única e desafiadora para as mulheres. Para proporcionar apoio e cuidado nesse momento especial, há sete anos, a Casa Mãe Tereza acolhe gestantes, puérperas e bebês da Serra Catarinense e também de outras regiões de Santa Catarina, que necessitam estar próximos ao hospital de referência, em Lages. Localizada a apenas 150 metros do Hospital e Maternidade Tereza Ramos (HGMTR), a Casa oferece condições de permanência, alimentação e acompanhamento multidisciplinar, atendendo em média 30 mães por mês.

Uma dessas mamães é a Manueli Palhano Rodrigues, de 20 anos, que com 34 semanas de gestação teve a bolsa rompida e precisou ser transferida de Xanxerê para Lages, em uma aeronave da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com serviço aeromédico. Na Maternidade Tereza Ramos, deu à luz por meio de parto normal. Como o bebê nasceu prematuro, precisou ficar internado na UTI Neonatal.

Acolhida na Casa Mãe Tereza há um mês, Manueli elogiou o atendimento recebido. “Sou bem cuidada e me sinto quase como se estivesse em casa. A alimentação é boa e faço amizades com as outras mães. Vou diariamente visitar e cuidar da minha filha no hospital que fica aqui pertinho”, explica.

“Os nossos hospitais possuem essa rede de apoio, com todo o suporte necessário para as mamães. Esse cuidado é essencial para promover um ambiente acolhedor e a proximidade da mãe com o seu bebê, que precisa de cuidados e ainda não pode ser levado para casa. Uma iniciativa humanizada para todas as mulheres e famílias que necessitam de assistência durante esse momento tão especial e também desafiador”, explica a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

A Casa Mãe Tereza, inaugurada em 2017 como parte do projeto da Rede Cegonha, é uma unidade de cuidado peri-hospitalar que acolhe, cuida, acompanha e orienta gestantes, bebês e puérperas em situações especiais. Conta com uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais, que oferecem suporte às mães em todas as etapas do processo.

A enfermeira obstétrica, Nathalia Reche Raineski, destaca o papel de humanização da casa de apoio para a mãe e a família. “Trabalhamos com as mães orientando sobre os cuidados com os bebês e a importância da amamentação, promovendo rodas de conversa para que se sintam acolhidas e felizes nesse momento delicado de suas vidas”, finaliza.

Compartilhar a matéria

Empresas anunciam voos extras para aeroportos catarinenses para suprir demanda do Rio Grande do Sul

As empresas aéreas que atuam em Santa Catarina estão definindo voos extras para atender o Rio Grande do Sul no transporte de passageiros e cargas. Uma malha área emergencial deve adicionar pelo menos 58 voos por semana nos aeroportos de Florianópolis, Navegantes e Jaguaruna.

A medida é uma alternativa para manter Porto Alegre (RS) e sua região metropolitana conectada com o restante do Brasil e atender as necessidades de transporte de pessoas e cargas. As operações no aeroporto da capital gaúcha estão suspensas até 30 de maio em virtude dos impactos das fortes chuvas.

“Desde o início dessa crise climática sem precedentes o governador Jorginho Mello nos acionou e estamos em contato com as empresas aéreas para colocar os aeroportos de Santa Catarina à disposição e como alternativa para atender a essas demandas. Sabemos que o planejamento de malha é muito complexo e que todos os esforços estão sendo feitos para que esses voos extras ocorram”, afirma o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins.

A Latam informa que a partir desta sexta-feira, 10 até 30 de maio, a operação Guarulhos-Florianópolis-Guarulhos será temporariamente ampliada de 10 para 14 voos diários, Guarulhos-Jaguaruna-Guarulhos passará de 2 para 4 voos diários. No total, serão 42 voos extras.

Todas as rotas com incrementos emergenciais da Latam na Região Sul do Brasil são operadas com aeronaves A321 (capacidade para até 216 passageiros) e A320 (capacidade para até 174 passageiros).

Já a Azul, também informou que aumentou a capacidade de 22 voos, trocando aeronaves modelo ATR-72 (de até 70 passageiros) por modelos A320 (174 passageiros) e também fará 16 operações extras para FlorianópolisNavegantes e Jaguaruna. A empresa ainda aguarda as autorizações da ANAC para oficializar as rotas.

Os voos das empresas podem sofrer alterações em razão de mudanças operacionais, demanda e por regulação dos órgãos de controle.

Compartilhar a matéria

SC: Frente fria chega e provoca queda nas temperaturas e há condições para temporais e chuva intensa

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, nesta quinta-feira, 9, a influência de uma frente fria, que ao longo do dia ganha características estacionárias, segue favorecendo a formação de instabilidades por todo estado, mantendo o tempo nublado com condições para chuva e temporais isolados a qualquer hora do dia. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais, como queda de granizo, rajadas fortes de vento e chuva pontualmente intensa. Com o tempo mais nublado, as temperaturas máximas marcam valores abaixo de 20°C no Litoral Sul, entre 20 e 24°C no Grande Oeste e demais regiões litorâneas, e de 24 a 27°C em trechos do Vale do Itajaí e Planalto Norte. Ondulação de sul/sudeste entre 1,5 e 2,3 m.

Na sexta-feira,10, a frente recua para sul em direção ao Rio Grande do Sul como frente quente. Desta forma, o tempo se mantém instável em Santa Catarina, especialmente entre o Planalto Sul e o Litoral Sul, onde a instabilidade será mais frequente com condição para chuva forte e temporais isolados com fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo a qualquer hora do dia. Nas demais regiões, especialmente do Grande Oeste, as instabilidades se intercalam com períodos de sol. O risco será baixo a pontualmente alto para ocorrências associadas aos temporais e à chuva intensa. As mínimas variam entre 13 e 18°C na maioria das regiões. As máximas retornam para os valores entre 26 e 29°C no Grande Oeste, enquanto entre o Vale e o Litoral Sul marcam de 22 a 25°C. Nas áreas serranas e áreas do Litoral Sul mais próximas ao RS, as temperaturas variam de 15°C a 19°C.

No sábado,11, a influência de uma área de baixa pressão que deve se deslocar para alto mar e a formação de uma nova frente fria entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina mantém o tempo instável entre o Planalto Sul e Litoral Sul onde há maior condição para chuva pontualmente intensa e temporais isolados com granizo e fortes rajadas de vento. Entre a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí, o sol aparece entre nuvens e as temperaturas entram em elevação mas há condições para temporais isolados, especialmente da tarde para noite com risco baixo a moderado para ocorrências meteorológicas associadas. Nas demais áreas, tempo firme. As temperaturas máximas variam de 20°C a 24°C no Litoral Sul e Planalto Sul, 25°C a 29°C no Grande Oeste e Planalto Norte e de 27°C a 32°C entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

No domingo,12, o sistema segue apresentando características estacionárias, posicionando-se entre o nordeste do Rio Grande do Sul, Serra e Litoral Sul catarinense, onde deve causar chuva intensa e volumosa, com risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas pontuais e danos na rede elétrica.

Compartilhar a matéria

Sebrae SC alerta a população sobre golpes virtuais aplicados sobre MEIs

O Sebrae/SC tem recebido avisos dos empresários sobre a tentativa de golpes exigindo a cobrança de taxas para abertura de registro como Microempreendedor Individual (MEI). A entidade alerta que essa prática é ilegal, considerada uma fraude virtual.

Os riscos aos microempreendedores individuais já iniciam antes mesmo da formalização do negócio, embora todo o processo de formalização seja gratuito e possa ser realizado pelo próprio empreendedor. Existem portais ilegais que se passam pelo portal oficial do governo e realizam cobranças pelos serviços prestados.

A gestora estadual das Salas do Empreendedor e atendimento MEI, Aline Pereira, ressalta que nenhuma entidade ou órgão oficial solicita dados dos contribuintes por telefone, e-mail ou WhatsApp.

“Todo processo virtual para abertura, alteração ou baixa de empresas é feito de forma gratuita pelo site www.gov.br/mei, na aba Empresas e Negócios. A única taxa cobrada aos MEIs é sobre o Documento de Arrecadação Simplificada (DAS), sendo emitido pelo próprio empreendedor dentro da plataforma do governo federal e alerta o empreendedor para verificar a veracidade das cobranças recebidas antes de efetuar pagamento”, salienta Aline.

O DAS serve para recolher os impostos e contribuições necessários para manter o negócio legalizado e ter acesso aos benefícios da Previdência Social.

Outra situação vivenciada pelos microempreendedores é o recebimento de cobranças de associações ou sindicatos. Atenção o MEI não está obrigado a se vincular a nenhum tipo de sindicato. Essas cobranças são indevidas se o vínculo não ocorrer por iniciativa do empreendedor.

O contribuinte que estiver em dúvidas sobre qualquer tipo de tentativa de cobrança que esteja sofrendo, pode procurar a Sala do Empreendedor mais próxima ou ligar no 0800 570 0800.

“Uma outra recomendação importante é que o empreendedor que porventura tenha caído em um golpe virtual, que ela registre um boletim de ocorrência para que a situação seja apurada”, destaca a gestora.

Na dúvida, não clique em links nem forneça dados a contatos de e-mail ou WhatsApp, nem pague boletos recebidos por esses meios eletrônicos.

Assessoria

Compartilhar a matéria