Santa Catarina tem alerta para rajadas de vento

0
404

Santa Catarina tem alerta para fortes rajadas de vento e ondas de até três metros a partir desta segunda-feira (11), aponta a Epagri/Ciram. Além disso, o calor diminui e as temperaturas não passam de 27ºC…

A reviravolta no tempo ocorre por conta do descolamento de uma frente fria pelo litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina a partir desta segunda-feira (11). A mudança também ocorre por conta do avanço do sistema de alta pressão pelo Uruguai e Sul do Brasil na terça (12).

Dessa forma, o resultado é a presença de vento forte e persistente de Noroeste e Sul com rajadas que até 70 km/h, mas que podem aumentar entre a madrugada e manhã de terça em áreas de Florianópolis para o Sul do Estado.

Além disso, fica o alerta para mar “muito agitado” com ondas de Sul e picos de até três metros. Por conta disso, o mar fica “desfavorável” para a atividade de pesca e navegação de pequenas e médias embarcações. A Defesa Civil de Santa Catarina alerta que o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos ventos.

Por conta da chegada da frente fria, a terça-feira contará com pancadas de chuva e até mesmo temporais isolados entre a madrugada e tarde. No entanto, o tempo melhora com o passar do dia por conta da chegada de um sistema de alta pressão.

Mesmo assim, segue o alerta para rajadas de moderada a forte intensidade – 50 km/h a 80 km/h. O risco é considerado moderado a alto para ocorrências associadas aos ventos.

O amanhecer de terça-feira contará com mínimas entre 9ºC e 20°C em Santa Catarina. Na parte da tarde, as máximas chegam aos 28°C no Litoral Norte e não passam dos 23°C nas demais áreas.

De acordo com a Defesa Civil estadual, uma alta pressão se desloca sobre a região Sul em direção ao mar e “abre espaço” para um cavado responsável por trazer pancadas de chuva de quarta (13) até quinta-feira (14).

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here