Expolages 2022 abre com apelo à liberdade e ao crescimento econômico

0
158

As incertezas impostas pelo atual momento político nacional acabaram sendo assunto nos discursos da noite de abertura de mais uma edição da Expolages, aberta oficialmente na noite desta quinta-feira (13). O presidente da Associação e Sindicato Rural, costumeiramente, como anfitrião é o primeiro a falar. Atento e preocupado com o futuro do Brasil, pediu pela liberdade e pela oportunidade de o país seguir crescendo economicamente. No evento, estiveram presentes as principais lideranças da Região, além de um grande público que praticamente lotou o pavilhão José Arruda Ramos, palco de grandes leilões de animais.

Sobre a exposição, Pamplona lembrou que em 1911, em Lages, foi instalado um posto zootécnico, exatamente no local onde hoje se encontra a Epagri. O objetivo na época, era de fazer o melhoramento genético da pecuária catarinense. Com o passar do tempo, em 1920 foi então realizada a primeira exposição de animais do Estado e uma das primeiras do país. “Passados mais de 100 anos, técnicos e produtores persistem no trabalho de buscar cada vez mais o melhoramento genético dos rebanhos”, ressaltou.

A Feira se encerra somente na noite de segunda-feira (17), com a realização do último leilão, de Gado Geral. Já o setor multissetorial encerra no domingo (16). Por sua vez, o presidente da Associação Empresarial (ACIL), Carlos Eduardo de Liz, também ressaltou a grandeza da Expolages, ressaltando que já está sendo necessário ampliar o espaço para poder receber um maior número de expositores.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), José Zeferino Pedroso também salientou a preocupação quanto ao futuro no Brasil. Reiterou que o país vive uma encruzilhada. Afirmou que um governo precisa ser sinônimo de riqueza, de geração de empregos, de desenvolvimento, e ficar distante da ineficiência e da corrupção. Para finalizar, o prefeito Antonio Ceron, ressaltou que a Expolages é um evento marcante para a cidade. Também mencionou o passado, lembrando que a pecuária tem a ver com a fundação de Lages, e que passados mais de 250 anos, a atividade está cada vez mais pujante no município.

Programação

O pavilhão multissetorial, nesta sexta-feira (14), abre às 18 horas para visitação. No sábado e no domingo, dias 15 e 16, a partir das 12 horas. Por outro lado, externamente os expositores estarão atendendo durante o dia. Prosseguem também os julgamentos e leilões de animais.

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here