Uma breve viagem repleta de experiências sensoriais com selecionados produtos de Indicação Geográfica (IG) aconteceu durante apresentação do Connection Terroirs do Brasil nesta quarta-feira (5). O encontro reuniu autoridades e imprensa no Lola Bar de Tapas, na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre.
A 6ª edição do Connection terroirs do Brasil acontece de 17 a 21 de maio em Gramado e tem como correalizador o Sebrae RS. “Esse evento surgiu na pandemia e nossa motivação está em provocar conexões, principalmente com o turismo, para agregar e deixar legados”, comenta a CEO do Connection Terroirs do Brasil, Marta Rossi.
No início da viagem sensorial, os convidados foram recepcionados com chá gelado de erva-mate, planta nativa da Mata Atlântica que existe de forma natural apenas no Sul da América do Sul, e foi introduzida pelos índios guaranis.
Um dos pontos altos do evento ficou a cargo do azeitólogo do Parque Olivas de Gramado, André Bertolucci, que apresentou uma degustação sensorial de dois blends com as variedades: arbequina, koroneiki e coratina, e arbequina, koroneik com infusão aromática de cacau.
Pra finalizar a viagem sensorial, a mesa de coquetel foi composta com produtos com Indicação Geográfica (IG): Chocolate Artesanal de Gramado, Azeite de Oliva de Gramado, Queijo Artesanal Serrano dos Campos de Cima da Serra, Mel Branco de Cambará do Sul, Vinhos do Vale dos Vinhedos, doces de Pelotas e erva-mate. O coordenador de IGs do Sebrae RS, André Bordignon, fez uma breve explicação sobre a procedência dos produtos da Mesa Terroir.
Como participar do evento em maio
De 17 a 21 de maio, o evento vai reunir palestrantes nacionais e internacionais dos países Peru, Colômbia, Itália e França, com expertises no assunto, conectando com painelistas nacionais e cases de sucesso. O Palácio dos Festivais será o grande palco para a apresentação dos temas da 6ª edição do Connection Terroirs do Brasil.
Programação intensa
A programação do Connection se estende pela Rua Coberta com exposições, demonstração e degustação de produtos com Indicação Geográfica (IG), e também ocupará a Sociedade Recreio Gramadense com rodadas de negócios. Além disso, terá três roteiros de benchmarking (mediante adesão) para Gramado, Cambará do Sul e Bento Gonçalves.
Laura Gallas