Jornalista cria narrativas mentirosas sobre Urubici/SC

0
639

Muito me envergonha que colegas jornalistas escrevam sem checar as informações, não é por ser “colunistas” que podem inventar e criar narrativas, ainda mais quando está colocando suas sandices ideológicas em prática.

Fico mais triste é ver um órgão de imprensa que teria que ter imparcialidade, perder sua credibilidade com notícias como essa da Folha de São Paulo, um dos maiores veículos de comunicação do Brasil, o veículo enfrenta duras críticas após a publicação de um artigo que associou a cidade de Urubici, em Santa Catarina, ao nazismo. A matéria, assinada pela colunista Giovana Madalosso, tem sido apontada como um exemplo de falta de apuração e irresponsabilidade jornalística, (Será tema nas aulas de ética).

No artigo, Madalosso, que é ligada a tradicional família de empresários (irmã de Beto Madalosso), descreveu sua visita a Urubici, durante a qual notou a inscrição “HEIL” em diversos telhados locais. Na matéria, a jornalista interpretou o termo como uma saudação nazista, o que causou grande polêmica.

Ela cometeu o maior erro para um jornalista, ou “Faltou” as aulas nos dias, onde aprendemos a checar as informações. O maior erro cometido na matéria foi a falta de pesquisa adequada para entender o contexto local. Uma simples busca no Google ou contato com as autoridades locais teria esclarecido que “HEIL” é parte do sobrenome de um empresário da região, Valmor Heil, que aluga casas para turistas.

Foi premeditado?

De forma irresponsável ela prejudica o turismo na região e pior, coloca a região e o estado de Santa Catarina como nazista. Fico aqui me perguntando se isso foi “Burrice” ou foi premeditado? Porque a região serrana de Santa Catarina em especial a cidade de Urubici vem despontando na escolha dos turistas, inclusive deixando o Nordeste e outros estados para trás.

Pautas Jornalísticas

Devo informar a essa senhora, e dar a sugestão de algumas pautas. Santa Catarina tem um povo trabalhador, que não aceita assistencialismo, queremos emprego e não nos importamos em trabalhar duro de sol a sol. Somos o estado com os menores índices de desigualdade de renda no País, aqui temos grandes industrias, cidades modelos de desenvolvimento e emprego, estamos no topo das praias com bandeira azul, respeitando o meio ambiente.

Santa Catarina ficou em primeiro lugar em seis das 10 avaliações realizadas com os estudantes do Ensino Fundamental e Médio em 2022. O Estado alcançou o melhor resultado do país nos anos iniciais do Ensino Fundamental, segundo Ideb é o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), mas claro, pautas como essas citadas, iriam alavancar ainda mais o estado e mostrariam ao Brasil a fórmula para o sucesso.

O grande problema do jornalismo no pais é que notícias boas não dão “IBOPE” e quando não tem notícias ruins, o jornalismo de “Botequim” inventa, cria narrativas e sem nenhum pingo de medo ou vergonha, pois saem ilesos da justiça (isso precisa mudar).

Responsabilidade e justiça

A situação reforça a necessidade de uma apuração cuidadosa e responsável por parte dos veículos de comunicação, evitando prejuízos à reputação de pessoas, empresas, cidades e estados.  Não adianta só uma retratação onde apenas 5% das pessoas que leram a falsa informação irão ter acesso a retração.

Esses “malfeitores”, precisam ser punidos na justiça, espero que a prefeitura de Urubici, o governador de Santa Catarina e a família “HEIL”, busquem a justiça e não só usem as redes sociais para demostrar indignação, Santa Catarina merece respeito, pois somos um estado de oportunidades e qualidade de vida graças ao trabalho do catarinense, como disse o Governador Jorginho Mello em suas redes sociais.

“Não podemos permitir que manchem a imagem de Santa Catarina e dos catarinenses como estão fazendo. Temos um povo trabalhador, honesto e que tanto lutou para tornar nosso Estado o que é hoje: uma referência para o Brasil.

Vejo com tristeza e indignação divulgarem informações mentirosas, distorcidas e que só propagam ódio, principalmente de quem deveria falar a verdade e os fatos (…).

(…)o nosso povo tem mais oportunidades e qualidade de vida, graças ao trabalho digno e competente de todos os catarinenses. Esse é um resultado que nos enche de alegria e nos motiva a continuar lutando por um estado cada vez melhor e mais justo para todos (…).

 

#Justiça #Lamentável #Punição

 

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here