Tókio Veículos: Afinal, é permitido dirigir de salto alto?

0
838

MECÂNICA PARA MULHERES: A proibição ou não do uso deste tipo de calçado ainda é uma dúvida comum entre as mulheres. Muitas mulheres gostam ou precisam usar salto no dia a dia e é aí que entra a dúvida: dirigir de salto pode resultar em multa?

Código Nacional de Trânsito brasileiro

Não há uma proibição específica para o uso dos sapatos de salto no Código Nacional de Trânsito brasileiro. No entanto, o artigo 252, relata que todo calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais é objeto de infração média.

Logo, a pena para essa infração é a perda de quatro pontos na carteira de habilitação e multa no valor de R$ 130,16.

Portanto, não é recomendado conduzir com salto alto.

Riscos de dirigir com salto alto

Dirigir de salto alto aumenta consideravelmente a possibilidade de causar um acidente no trânsito. O uso deste tipo de sapato causa a perda da noção da força aplicada no freio ou no acelerador, logo, aumenta ainda a possibilidade da motorista se atrapalhar com o salto enroscado nos pedais.

Acreditem, essas são as causas mais comuns de acidentes de trânsito relacionados a motoristas que dirigem com sapato de salto.

O grande perigo do salto alto é o fato de o pé ficar em um ângulo extremamente arriscado para acionar os pedais, dificultando a sensibilidade do motorista para fazer comandos importantes no carro, como frear, por exemplo.

Ou seja, quando for dirigir, desça do salto.

Tipos de sapatos indicados para dirigir

Quando for dirigir, o mais indicado é escolher um sapato o mais confortável possível. Dê preferência para opções que se fixam completamente no pé, dessa forma, aumenta-se a sensibilidade necessária para os motoristas acionarem os pedais.

Neste sentido, as opções mais recomendadas são os tênis e as sapatilhas.

E no caso de chinelos só podem ser usados caso haja algum tipo de alça que os mantenham presos ao calcanhar. Afinal, a lei exige que o calçado se mantenha completamente fixo aos pés durante a condução.

A dica é: deixe sempre um calçado mais confortável dentro do carro para trocar o sapato de salto antes de pegar o volante. Outra opção para as motoristas que não abrem mão do sapato de salto é dirigir descalças, já que não há uma lei que impeça a ação.

https://www.instagram.com/hondatokio/

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here