OralUnic: A saúde bucal influencia em doenças como diabetes e coração

0
859

Cuidar bem da própria saúde é o melhor jeito de ficar saudável e com qualidade de vida. Precisamos cuidar de todas as áreas, já que uma pode comprometer o bom funcionamento da outra. Um grande exemplo é que a saúde bucal tem relação com doenças como diabetes e cardiovascular.

O dentista Jeisemar S. Rampazzo Junior da Clínica OralUnic, comenta que o descuido com a higiene oral pode fazer com que microrganismos característicos de doenças bucais entrem pela corrente sanguínea e se alojem nos vasos sanguíneos e válvulas do coração. Quando instaladas em tecidos cardíacos já danificados, essas bactérias podem causar a endocardite bacteriana, que são infecções nas válvulas cardíacas e agravar doenças já existentes. “Estudos científicos têm mostrado uma possível associação entre doença periodontal (gengivite e periodontite) e problemas cardiovasculares, como doença arterial coronariana, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e aterosclerose. Acredita-se que a inflamação crônica causada pela infecção bacteriana presente na doença periodontal possa contribuir para a inflamação sistêmica, que, por sua vez, desempenha um papel no desenvolvimento e agravamento de problemas cardiovasculares”.

Diabetes

Já para quem tem diabetes e que não realizam o controle adequado do nível de glicose no sangue têm maiores chances de desenvolverem infecções na gengiva como a gengivite e periodontite. “Pessoas com diabetes têm um risco aumentado de desenvolver doença periodontal. Por outro lado, a doença periodontal mal controlada também pode tornar mais difícil para os indivíduos diabéticos controlarem seus níveis de açúcar no sangue. A inflamação causada pela doença periodontal pode afetar a sensibilidade à insulina, tornando mais difícil controlar a glicemia, podendo causar até a perda de dentes em adultos. Sendo comum que pessoas com diabetes também sintam a boca mais seca, fator que aumenta o aparecimento de aftas, úlceras e cáries” comenta Jeisemar.

Saúde e prevenção

Segundo o Dr. Jeisemar, sobre as associações entre saúde bucal e problemas do coração e diabetes, vale ressaltar que a relação não é simples e direta. “A saúde geral é influenciada por uma combinação de fatores, incluindo genética, dieta, estilo de vida, hábitos de higiene bucal e cuidados médicos adequados. Portanto, não cuidar da saúde bocal pode ser apenas um fator entre vários que podem contribuir para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares e diabetes. Ainda assim, é fundamental praticar uma boa higiene bucal, fazer exames dentários regulares e cuidar da saúde geral, pois a saúde bucal adequada desempenha um papel importante na manutenção da saúde e prevenção de doenças”.

Portanto, se você tiver preocupações sobre sua saúde bucal ou condições médicas, é sempre recomendável consultar um dentista ou médico para obter orientação e tratamento adequados.

Ressaltando que a Clínica OralUNic tem os melhores profissionais, com atendimento humanizado e personalizado para cada paciente.

Desconto

Lembrando que meus seguidores e leitores tem 5% de desconto nos procedimentos, corra e faça sua avaliação sem custo algum.

https://www.instagram.com/oraluniclages/

https://www.oralunic.com.br/lages-sc

Agende sua consulta e avaliação
 49 3224-4040

#OralUnicLages #BlogCrisMenegon  #SaúdeBocal #CrisMenegon #SorrisoQueValePor1000 #Saúde

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here