ATENÇÃO: Ciclone Extratropical trás chuva e ventania em SC

0
475

O tempo nesta terça-feira (26) é marcado pela presença de nebulosidade e instabilidades em todas as regiões do Estado. Conforme a Defesa Civil, um novo ciclone extratropical deve se formar entre a costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e com isso trazer chuvas fortes e rajadas intensas de vento de até 100 km/h para o Estado.

Conforme o meteorologista Piter Scheuer, esta terça-feira apresenta “ingredientes” suficientes para a formação de temporais por conta da formação de uma nova frente fria. O especialista ressalta que essa condição mantém o tempo instável, e deve se intensificar ao longo desta quarta-feira (27).

O meteorologista aponta que haverá a formação de um ciclone extratropical entre a costa gaúcha e catarinense. Contudo, Scheuer ressalta que o ciclone estará em alto mar e com isso trará rajadas de fortes de vento (de até 80 km/h) e temporais.

A Defesa Civil aponta ainda, que o processo de formação de um ciclone no oceano provoca temporais com raios, rajadas de vento, granizo e chuva pontualmente intensa,  iniciando no Grande Oeste e se deslocando para as demais regiões do estado ao longo da manhã e da tarde.

O alerta tem início às 13h desta terça-feira e se mantém ativo até às 18h desta quarta. As regiões com maior risco são: Planalto Norte, Alto e Médio Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Sul e grande parte do Meio-Oeste catarinense.

Terça-feira (26/09): 
Tempo: do Extremo-Oeste ao Meio-Oeste, sol entre nuvens. Do Planalto ao Litoral, céu parcialmente nublado a encoberto com pancadas de chuva com raios. Há risco de temporais localizados, veja aviso aqui.
Temperatura:  mais elevada no Oeste chegando aos 30°C e ameno do Planalto ao Litoral devido à cobertura de nuvens.
Vento: nordeste a noroeste, moderado, com intensas rajadas, especialmente do Oeste ao Sul de SC.
Sistema: formação de uma frente fria no Sul do Brasil, com ciclone extratropical associado e se intensificando no fim do dia no Litoral do RS.

Quarta-feira (27/09):
Tempo: chuva e temporais localizados em SC, com a passagem da frente fria pelo Estado e a atuação do ciclone extratropical no Litoral do RS. O tempo melhora no final do dia, com o avanço de um sistema de alta pressão (massa de ar mais frio) para o Sul do Brasil. Ainda há risco de temporais localizados na madrugada e manhã, veja aviso meteorológico.
Temperatura:  em declínio no decorrer do dia, especialmente do Oeste ao Sul.
Vento: nordeste virando para sudoeste/sul, moderado, com rajadas intensas no sul e Litoral (60 a 100km/h). Ver aviso marítimo aqui.
Sistema: frente fria no Sul do Brasil com ciclone extratropical no litoral do RS.

Quinta-feira (28/09): 
Tempo: mais nuvens com pancadas de chuva isolada em SC entre a tarde e a noite.
Temperatura:  mais baixa no período da madrugada e início da manhã e em pequena elevação durante o dia.
Vento: sudeste a nordeste do Oeste ao Litoral Sul e de sudeste nas demais regiões, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no Litoral.

Sexta-feira (29/09): 
Tempo: mais nuvens com chuva isolada na madrugada e manhã, melhorando no decorrer do dia na divisa com o PR. Nas demais regiões, começa com mais nuvens mas o sol aparece no decorrer do dia.
Temperatura:  em elevação a tarde.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no Litoral Sul.

Sábado (30/09): 
Tempo: no Oeste, sol entre nuvens, nas outras regiões catarinenses, mais nuvens com chuva isolada no decorrer do dia.
Temperatura:  em elevação a tarde.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no Litoral.

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here