Mecânica para Mulheres: Aprenda escolher o pneu do seu automóvel

0
1155

Meninas entendam que escolher um pneu é motivo de segurança.  E no manual do veículo estão as principais informações sobre o pneu correto para seu carro, como tamanho, largura e pressão.

Usar pneus incorretos pode causar problemas na suspensão, no sistema de direção e também aumentar o risco de acidentes.

Por tanto, vamos as orientações na etiqueta do Inmetro que indicam três fatores importantes, a resistência do pneu ao rodar, a aderência em pista molhada e o ruído externo.

Etiqueta INMETRO

O consumidor já tem acesso a pneus com a etiqueta do INMETRO desde 2018, quando teve início o Programa Brasileiro de Etiquetagem. A etiquetagem dá ao consumidor uma ferramenta de informação adicional no momento da compra, o que facilita a decisão pelo pneu mais adequado às suas necessidades.

Além disso, o regulamento definiu limites mínimos de performance para cada um dos três critérios e que permitem apenas a entrada de produtos no mercado brasileiro que atendam esses limites, trazendo efetivos benefícios à saúde e segurança do usuário, bem como ao meio ambiente.

Eficiência de combustível 

Sabia que os pneus representam até 20% do consumo de combustível do seu veículo? A escolha de pneus com uma classificação de eficiência de combustível elevada irá proporcionar-lhe mais quilômetros por litro e menos emissões de CO2.

Entre cada classe, o consumo de combustível aumenta aproximadamente 0,1 litros por cada 100 km conduzidos. Em termos simples, os pneus eficientes em termos de combustível precisam de menos energia para rodar. Em última análise, isto traduz-se numa menor utilização de combustível e também numa redução do seu impacto ambiental!

Classificação da aderência em piso molhado

“Aderência em piso molhado” corresponde à capacidade do pneu em aderir à estrada em condições de piso molhado. A classificação da UE centra-se apenas num aspeto da aderência em piso molhado: o desempenho de travagem do pneu em piso molhado.

Os pneus com uma classificação de aderência em piso molhado alta irão parar mais rapidamente em estradas com piso molhado quando os travões forem totalmente aplicados. Numa situação de emergência, alguns metros podem fazer toda a diferença.

Classificação de ruído

As classificações de pneus da UE também consideram o ruído exterior gerado por um pneu durante a condução. A escolha de pneus com uma boa classificação de ruído pode reduzir o impacto da sua condução sobre o ambiente. O ruído de rolamento do pneu é medido em decibéis e o número exato é apresentado na parte inferior da etiqueta. Aqueles que possuem mais decibéis, são menos eficientes.

Eu sei que parece meio confuso, mas a minha dica é – Ir até a Tókio Veículos, lá você terá todas as orientações e as melhores marcas de Pneus. Beijo 💋

https://www.instagram.com/hondatokio/

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here