ATENÇÃO: Grandes Volumes de chuvas são esperados nos próximos dias no sul do Brasil

0
341

A MetSul Meteorologia alerta para um evento muito grave de chuva extrema no Sul do Brasil nestes últimos dias de outubro e no começo de novembro. Os acumulados de chuva devem ser extraordinariamente altos em algumas áreas com acumulados excessivos em uma extensa zona cobrindo os três estados do Sul.

A chuva trará alagamentos, inundações, enchentes e deslizamentos de terra, dentre outros transtornos. Os estados de Santa Catarina e do Paraná serão os mais afetados neste evento de chuva extrema com acumulados de precipitação em muitas cidades de 150 mm a 300 mm, mas com marcas isoladamente superiores de até 400 mm ou mais.

Vários municípios catarinenses e paranaenses devem ter em apenas dez dias o dobro ao triplo da média de precipitação do mês inteiro, o que vai inevitavelmente levar a sérios problemas em diversas localidades com grave riscos para a população. O recente evento de chuva em Santa Catarina deixou quatro mortos.

SANTA CATARINA TERÁ MAIS ENCHENTES

O estado de Santa Catarina mal se recupera das recentes enchentes e vai enfrentar novas inundações e enchentes. Vários rios do estado podem sair das suas calhas neste final de outubro ou no começo de novembro, considerando os excessivos acumulados de chuva que se prevê.

Assim como no Paraná, uma enorme área do território catarinense deve ter índices de precipitação excessivos da ordem de 150 mm a 300 mm com acumulados em algumas cidades de 300 mm a 400 mm nos próximos dez dias. Além de alagamentos, inundações e cheias de rios, será extremamente alto o risco de quedas de barreiras e deslizamentos de terra pelo relevo mais acidentado do estado catarinense.

.

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here