Unifacvest 25 anos: Empreendedorismo e ousadia do Prof. Dr. Geovani Broering

0
1350

Geovani Broering nasceu em 6 de dezembro de 1965 na cidade de Urubici, interior de Santa Catarina. Filho do Agricultor e pequeno Comerciante, Guilherme Alfredo Broering, e da Professora Izary Vieira de Souza Broering, união que formou uma família com mais sete irmãos. Desde 1994 é casado com Soraya Lemos Erpen Broering com quem construiu sua carreira empresarial de sucesso. O casal tem dois filhos, Victor Erpen Broering e Júlia Erpen Broering que optaram por seguir os pais na gestão dos empreendimentos educacionais da família.

Aprovado para o vestibular de Direito

Em 1969 a professora Izari é aprovada no concurso público para professores do Estado de Santa Catarina e a família decide residir em Lages, na serra catarinense, para educar os filhos. Após anos de estudos no extinto Colégio Aristiliano Ramos conclui o Ensino Médio no Colégio Franciscano Diocesano de Lages. Aprovado para o vestibular de Direito na Universidade de Caxias do Sul em 1984, cursa concomitantemente Licenciatura em História e, em 1987, impressiona o Rio Grande do Sul ao ser o primeiro acadêmico no Estado a se formar em dois cursos num prazo recorde de quatro anos, utilizando o estatuto da flexibilidade curricular.

Professor e advogado

No retorno para Lages em 1988 exerce a profissão de professor e de advogado na Comarca. No ensino, assume a coordenação de disciplina do Colégio Franciscano Diocesano e, à noite, atua como professor na Escola Técnica de Comércio de Lages. Desafiado pelos Padres Franciscanos a propor uma mudança no sistema de gestão  e de estrutura curricular, apresenta um novo conceito da disciplina como organização, gestão do tempo e excelência na aprendizagem, conseguindo ampliar, em dois anos, as matrículas de menos de 600 para quase 1.500 alunos.

Escola Técnica de Comércio

Proposta semelhante foi apresentada aos proprietários da Escola Técnica de Comércio de Lages com um salto de 100 para quase 1.000 alunos, num período de dois anos. Essa visão de organização, conhecimento e alta performance, garantiu que os proprietários deste último educandário lhe confiassem a gestão plena da Escola Técnica, tornando-se proprietário.

Colégio Univest

Transfere a escola para a área central na cidade, amplia o programa de ensino supletivo e, no início de 1993, abre o Colégio Univest na Rua Jerônimo Coelho, ao lado do Hospital Tereza Ramos com 48 alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Em 1994 sua esposa assume conjuntamente a gestão do Colégio e, em dois anos, já havia mais de mil alunos ampliando a oferta com Educação Infantil, Ensino fundamental, Ensino Médio, Pré-Vestibular e o maior programa institucional de Ensino Supletivo de Santa Catarina com a aplicação de provas de suficiência em todo o Estado, programa que foi sucedido pelo Enceja em nível nacional.

Ensino Superior

Sem parar de pensar em crescer e no futuro, em 1998 a Rede de Ensino Univest passa a atuar no Ensino Superior. O primeiro curso foi o de Ciência da Computação e, junto com ele, trouxe o primeiro programa de Mestrado Interinstitucional para Lages, em parceria com a UFSC, na área da Ciência da Computação. A formação dos primeiros Mestres em Lages muda a história do Ensino Superior na região trazendo qualidade e excelência na formação profissional. Em 2011 as Faculdades Integradas Facvest são transformadas em Centro Universitário Facvest, utilizando o nome fantasia Unifacvest com quase trinta cursos de graduação.

Educação a Distância

Desde 2016 a Unifacvest atua na Educação a Distância e está presente em mil cidades brasileiras. Hoje, a Unifacvest oferece mais de 60 cursos de graduação e é a oitava maior universidade do Brasil em número de acadêmicos. No quesito qualidade do ensino, a Unifacvest figura entre as cinco melhores universidades privadas do país. Em 2023 o MEC recredenciou a Unifacvest com a nota máxima, reconhecendo a sua excelência em qualidade e em infraestrutura tecnológica de ponta.

Medicina e Hospital Simulado

Marco importante para a Família Broering em 2023 foi o processo de autorização do Curso de Medicina que recebeu nota máxima na avaliação do MEC, tendo, como fator diferenciado, a entrega do Unifacvest +Saúde Hospital Simulado, modelo único no Estado. A preocupação com a saúde das pessoas está sempre presente na vida de Geovani. O Unifacvest Saúde é o maior empreendimento na saúde em uma universidade privada de Santa Catarina. As Clínicas Escola em todas as áreas da saúde humana estão equipadas com os melhores e mais avançados recursos tecnológicos e permitem um atendimento integral, humanizado e concentrado em um único espaço, sendo referência na formação dos acadêmicos e nos serviços para a comunidade, contribuindo para diminuir as filas do SUS.

Geovani sempre destaca que o conhecimento e os títulos acadêmicos só tem razão de ser se for para trazer benefícios para a comunidade. Essa máxima está presente nos seus filhos que fizeram toda a formação básica e superior no empreendimento da família e decidiram continuar no setor educacional como os seus pais. Hoje, Victor é Doutor e Diretor de Tecnologia da Informação  e Júlia é Mestre e Diretora de Gestão da Unifacvest.

Geovani nunca parou de estudar

Especializou-se em Metodologia do Ensino Superior. Fez dois mestrados. Um em Práticas Transculturais e outro em Direito. Tem dois doutorados. Um em Direito e outro em Humanidades conferido pela Theophany University em causa honorária pela pronta resposta da Unifacvest em ser a primeira universidade brasileira a utilizar de forma total e imediata a ferramenta de aulas on-line durante a pandemia COVID-19.

Esta é a trajetória de menino que nasceu em uma pequena comunidade no interior de Santa Catarina, que teve o apoio dos seus pais para fazer uma faculdade, que honrou a história e o trabalho deles para garantir a sua formação, que constitui uma família que compartilha dos seus sonhos e propósitos. É a história de um homem público que acredita em Lages e na serra catarinense, que investe na prestação de serviços para beneficiar a todos, indistintamente, que honrou com muito trabalho e ética todos os cargos públicos que lhe foram confiados. É, sobretudo, a história de um homem apaixonado pelo conhecimento, pelas letras, que tem fé, que acredita nos outros, que incentiva os seus funcionários a estudar, que oportuniza trabalho e carreira aos seus melhores alunos, que agradece o que tem e construiu com serviços de excelência para beneficiar a todos. É a história de um verdadeiro Cidadão Lageano.

 

Assessoria Unifacvest

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here