ALERTA: Riscos Extremos na Área Vermelha (nível 3)

0
1010

Com base na previsão probabilística de tempo severo, emitida pela @prevots_svr , informamos sobre as condições meteorológicas adversas que estão previstas para a área vermelha (nível 3) nas próximas horas. Este alerta tem como objetivo garantir a segurança e o bem-estar de todos, fornecendo informações cruciais sobre os riscos severos envolvidos.

Nas próximas horas, grande parte do sul do Brasil pode estar sujeita a uma série de perigos relacionados ao tempo, destacando-se vendavais, granizo e até mesmo a possibilidade de um ou mais tornados de maneira isolada. Esses eventos podem representar sérias ameaças à segurança, à infraestrutura e à vida de todos aqueles que se encontram nesta área.

Principais cidades nas áreas de risco alto: Chapecó, Lages, Santa Rosa, Passo Fundo, Erechim, Caxias do Sul, Ijuí, Pato Branco, Francisco Beltrão e Palmas.

1. Vendavais: Ventos fortes e violentos podem causar danos significativos a edifícios, árvores, linhas de energia e outros objetos não fixados adequadamente. Recomenda-se tomar medidas preventivas, como reforçar estruturas soltas e garantir que mobiliário ou objetos sejam protegidos ou retirados de áreas abertas.

2. Granizo: Pedras de gelo de tamanho considerável podem cair com grande velocidade, causando danos a veículos, telhados e outros itens vulneráveis. Evite sair ao ar livre durante uma tempestade de granizo. Se estiver dirigindo, procure abrigo seguro até a tempestade passar.

3. Tornados: Embora a ocorrência de tornados seja menos comum, é fundamental estar preparado. Um tornado isolado é uma possibilidade real nesta situação e não deve ser subestimado. Esteja atento aos avisos oficiais, e em caso de suspeita de tornado, procure ficar no menor e mais seguro cômodo da residência, como por exemplo o banheiro.

✍️Leandro Beltrame/Conexão Geoclima

 

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here