Preço das tarifas aéreas atinge maior valor em 14 anos

0
16

O preço médio das passagens aéreas no Brasil atingiu valor recorde em setembro de 2023. O 9º mês do ano registrou um ticket médio de R$ 747,66, o maior desde março de 2009, quando foi registrado um preço médio de R$ 754,18. Os dados são da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Apesar do valor recorde de setembro, o preço das passagens no período de janeiro a setembro deste ano teve um recuo de 7,59% em comparação ao mesmo período de 2022.

O tema da alta das passagens tem feito o governo pressionar às companhias a apresentarem planos para reduzir as tarifas.

As empresas que atuam no Brasil tem feito um grande esforço para não repassar todo o aumento de custos para os consumidores. A Abear deu como exemplo o aumento de 86% no preço do QAV desde 2019, enquanto os bilhetes tiveram uma alta de 14% no mesmo período.

Em dezembro, enquanto o índice como um todo subiu 0,40%, a passagem aérea teve alta de 9,02%. A maior pressão sobre o IPCA-15 veio dos bilhetes, conforme o IBGE.

Companhias aéreas reclamam dos altos custos de operação no país, que envolvem, por exemplo, despesas com querosene de aviação e juros,em Santa Catarina o governador reduziu o imposto a alíquota de ICMS do querosene de aviação.

Poder 360

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here