PROCON de Lages divulga pesquisa com preço do material escolar

0
19

O Programa de Defesa do Consumidor (PROCON) de Lages, divulgou uma pesquisa de  preços do material escolar, realizada no dia 10 de janeiro em cinco estabelecimentos da cidade. Conforme com o órgão, a diferença de valores entre produtos similares chega a variar até 1.249,16%, como a borracha Faber-Castell TK pequena, que pode ser encontrada por R$ 1,20 até R$ 14,99 nos estabelecimentos visitados pelos fiscais.

Foram analisados ao todo 72 produtos, como caderno, apontador, borracha, lápis, caneta, cola, giz de cera e lancheira térmica, dentre outros.

Segundo a coordenadora Executiva do PROCON, Marines Aparecida Roque, a pesquisa revelou a diferença de preço dos produtos e reforçou que os pais ou responsáveis façam uma cosulta antecipadamente. “Nosso levantamento leva em consideração o menor preço encontrado nas lojas, já que os estabelecimentos podem trabalhar com fornecedores e marcas diferentes, o que pode ocasionar a variação gritante. Vale reforçar que quem se antecipar e fizer uma consulta de preços certamente fará uma boa economia”.

Segundo a com a Lei 12.886/2013, na lista de material solicitado pelas escolas, não podem estar incluídos itens de uso coletivo, de higiene pessoal e de limpeza ou taxas para suprir despesas como água, luz, telefone, impressão e fotocópia.

Dicas

Antes de ir às compras, é interessante que o consumidor verifique quais dos produtos da lista de material já possui em casa e, ainda, se estão em condição de uso, evitando assim, compras desnecessárias. Outra forma de economizar é trocar livros didáticos entre alunos.

Nas compras pela internet, o consumidor deve estar atento ao site acessado, verificando se é confiável e se apresenta segurança. Além disso, é preciso verificar o custo do frete, que pode encarecer a compra.

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here