Secretária Carmen Zanotto participa do II Seminário Regional sobre Autismo na Serra Catarinense

0
156

A Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto participou nesta quarta-feira, 03, do II Seminário Regional sobre Autismo na Serra Catarinense: Transtorno do Espectro Autista, do diagnóstico à intervenção, embasado em evidências científicas.

 

O evento tem como objetivo aprimorar a capacitação no processo de adaptação e integração do aluno no ambiente escolar, facilitar o diálogo entre professores, alunos e profissionais para melhorar a educação e o diagnóstico de pessoas com TEA, e proporcionar conhecimento teórico-científico aos profissionais das áreas da saúde e educação, bem como aos pais de pessoas com TEA.

Estimativas recentes apontam para a presença de 2 milhões de pessoas com autismo no país. A partir da Lei nº 13.861 de autoria da deputada federal Carmen Zanotto, que incluiu informações sobre pessoas com autismo nos Censos Demográficos, o Brasil finalmente pode ter um mapa nacional de quantos brasileiros são atingidos pelo Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

“É um grande passo para garantir políticas públicas mais eficazes e inclusivas para essas pessoas. Vamos continuar lutando para que todos os cidadãos com autismo tenham seus direitos respeitados e sejam incluídos plenamente na sociedade. Juntos, podemos fazer a diferença,” ressalta Carmen Zanotto.

Em Santa Catarina, por meio dos serviços de assistência oferecidos pelo Governo do Estado, formou-se uma rede de atendimento que acolhe o paciente desde a Atenção Primária à Saúde (APS) até o acompanhamento nos Centros de Reabilitação. A ideia é ampliar ainda mais e criar a Política Catarinense de pessoas com TEA, integrando a Secretaria de Estado da Educação (SED) e a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).

A gestora também realizou uma visita técnica no Hospital Geral  e Maternidade Tereza Ramos para tratar da abertura da emergência, gestão de leitos, gestão de altas e internamentos.

“Também tratamos sobre o cenário da dengue na Região Serrana. Estamos empenhados em melhorar, cada vez mais, a saúde e garantir um atendimento de qualidade para todos os cidadãos,” afirma a secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto.

A secretária ainda realizou uma visita ao Centro Especializado em Reabilitação (CER), que fica localizado dentro da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).  Como parte de suas ações de acompanhamento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. Durante a visita, foi destacada a importância da articulação de fluxos entre a atenção básica, a atenção especializada em reabilitação física e intelectual e a atenção hospitalar de urgência e emergência para garantir um atendimento eficaz e integrado aos pacientes.

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here