Bombeiros de SC criam 1º protocolo de atendimento a autistas do país, anuncia instituição

0
283

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina criou um protocolo padrão voltado exclusivamente ao atendimento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa teve início na terça-feira (2), Dia Mundial de Conscientização do diagnóstico, e é a primeira do país neste modelo, conforme a instituição.

O objetivo é que os socorristas estejam preparados para lidar com possíveis intercorrências no atendimento de crianças e adultos atípicos. O protocolo foi encaminhado para a rede interna para que os 2,6 mil bombeiros militares tenham acesso.

De acordo com o tenente-coronel Henrique Piovezan da Silveira, presidente da Coordenadoria de Atendimento Pré-Hospitalar do CBMSC, o protocolo deve ser sensível, adaptado e inclusivo.

A criação da diretriz contou com a colaboração do Laboratório de Pesquisa em Autismo e Neurodesenvolvimento da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e durou um ano para ser finalizada.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que há 70 milhões de pessoas diagnosticadas com o TEA no mundo, sendo 2 milhões só no Brasil.

ND Notícias

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here