Primeiro castramóvel público de Santa Catarina inicia operações em Lages

0
139

Lages saiu à frente dos 295 municípios de Santa Catarina e agora possui o primeiro castramóvel público do Estado, lançado oficialmente na manhã desta sexta-feira (26 de maio), no bairro Penha, durante a 8ª edição do evento Programa Desenvolve Mais Bairro, das 9h às 12h, ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) – rua Nossa Senhora da Penha, nº: 398. O castramóvel está administrado pela Secretaria da Saúde, e a promotora do Desenvolve Mais Bairro é a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Furgão sobre eixos, acoplável a outro veículo, adaptado como um espaço hospitalar, subdividido entre Sala de Triagem, Centro Cirúrgico e Cômodo de Recuperação, este com oito compartimentos, o castramóvel, portanto, estreia no bairro Penha, a primeira região a ser agraciada com o serviço gratuito, composta pelos bairros São Miguel e Itapuã e Loteamento Nadir, e eleva a quantidade de procedimentos já efetuados em Lages. Nesta primeira remessa, disponibilizadas 16 vagas a estes endereços. Corpo técnico da prefeitura de desempenho no castramóvel – dois veterinários e mais três servidores de apoio.

Na implantação do castramóvel, investimentos de recursos financeiros públicos provenientes do Governo do Estado, no valor de R$ 500 mil. Objetivo de o castramóvel ser itinerante e passar em todas as áreas da cidade, com cadastramentos antecipadamente ao dia da cirurgia.

Cadastros prévios

As famílias interessadas foram cadastradas no dia 9 de maio pela Secretaria Municipal da Saúde, pasta responsável pelas castrações. Um stand foi montado na praça localizada na esquina entre as ruas Nossa Senhora da Penha e Vital Brasil, com a Ação Lages em Busca do Lixo Zero, do Município – Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente.

Como requisitos, animais sem raça definida, de preferência pertencentes à comunidade de baixa renda. Os animais (cães e gatos), machos, com no máximo dez quilos e até oito anos de idade. Castração restrita a animais saudáveis.

Documentação indispensável ao cadastro: Carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência do tutor, pessoa que deverá assinar um termo de responsabilidade.

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here