Lages: legado de Uncini ao agronegócio

0
88

Em noite de homenagem ao empresário do agronegócio e destacado político que foi Osvaldo Uncini, familiares e um grande número de amigos compareceram ao Mercado Público Municipal na noite de quarta-feira (06), para referendar o reconhecimento que passa a fazer parte da história de Lages ao denominar o espaço em sua memória.

A história de Uncini

Osvaldo Uncini veio do interior de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, aos 16 anos de idade. Filho, esposo, pai e avô, escolheu Santa Catarina para viver e criar sua família no campo e trabalhar pelas pessoas que mais precisam.

Chegou à localidade de Santa Terezinha do Salto na década de 1960, época em que a economia principal da região era pecuária e madeireira. Com olhar sonhador e visionário, decidiu trabalhar com a terra e viu nesses campos além das pastagens. Poucos acreditaram no sonho de transformar a terra em que só se criava gado com a implantação de trigo, milho, feijão e soja.

Tinha paixão e habilidade no futebol, jogou campeonatos amadores e disputou grandes torneios, de tão rápido lhe rendeu até o apelido de Tajabeco. Já na política foi um dos primeiros filiados ao PFL em Lages. Na oportunidade de fazer algo de bom para os moradores da sua região, se lançou candidato nas disputas de um cargo do legislativo municipal. Na sua legislatura, Osvaldo Uncini priorizou a educação com a Escola Itinerante, com professores que vão ao campo. Para fortalecer a cadeia produtiva da agricultura, incentivou a criação da Cooperativa do Planalto.

Uncini participou dos principais acontecimentos políticos da região serrana. Na época ainda jovem, lutou por grandes ideais. Essa perseverança resultou em grandes conquistas, entre as quais, a vice-prefeitura de Lages, com apoio e confiança do povo por três administrações. Vereador, presidente da Câmara e secretário. Uncini foi grande destaque na política, teve com ele grandes aliados e fez inúmeras amizades das quais muitas tornaram-se grandes parcerias de investimentos.

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here