ALERTA: Temperaturas altas em SC

0
118

O “Domo de Calor”, que afeta a Argentina e boa parte do Rio Grande do Sul nos últimos dias, gera um alerta em relação às condições climáticas em Santa Catarina. A Argentina completou no domingo (4) mais de 10 dias seguidos com calor intenso e os termômetros registrando marcas acima dos 40ºC.

Conforme a pesquisadora Marina Hirota, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), esse fenômeno cria um sistema que inibe outros eventos meteorológicos, tais como chuvas ou frentes frias. Esse fator contribui para um aumento significativo na sensação térmica.

Conforme o meteorologista Piter Scheuer, a onda de calor presente na Argentina exerce influência nas condições meteorológicas do Sul do Brasil.

Scheuer destaca que haverá impacto desse fenômeno, mas ressalta que o calorão não estará diretamente sobre Santa Catarina. “A ‘fogueira’ está lá na Argentina, mas sentiremos a onda de calor aqui em Santa Catarina”, comenta Piter.

Ele ainda explica que devido a essa intensa massa de calor, o tempo em Santa Catarina será caracterizado pelo predomínio de sol e temperaturas elevadas.

Além disso, destaca haver previsão de temperaturas superando os 40ºC nas regiões do Grande Oeste catarinense. Devido a essa onda de calor, há indícios de ocorrência de temporais isolados no Estado.

Metsul – ND Notícias

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here