SES autoriza primeira habilitação estadual em trombectomia para tratamento do AVC ao HNSP

0
13

O Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP), de Lages, foi o primeiro a receber a Habilitação Estadual para realizar neurocirurgias endovasculares de Trombectomia Mecânica (TM) voltadas ao tratamento do Acidente Vascular Cerebral Isquêmico Agudo. O tratamento promete melhorar a qualidade de vida dos pacientes, pois reduz o risco de deterioração neurológica e traz maior independência funcional aos que sofreram o AVC. A secretária Carmen Zanotto esteve nesta segunda-feira, 05, na unidade e participou do ato de assinatura do Termo de Compromisso de Garantia de Acesso para a realização das cirurgias, via Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a cerimônia também foram entregues dois equipamentos para a realização de polissonografias, ou exame do sono. A técnica auxilia no diagnóstico de distúrbios como a apneia obstrutiva. Os dois dispositivos visam reduzir a fila pelo exame, que na região é de mais de 6 mil pacientes, e evitar os deslocamentos de pacientes da Serra Catarinense até Florianópolis. Eles serão utilizados em Lages e em outros municípios pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amures).

O credenciamento do HNSP foi aprovado por meio da Portaria de Autorização nº 31/2024, da Secretaria de Estado da Saúde. O pagamento pelos serviços será realizado com base na produção apresentada no Sistema de Informações Hospitalares (SIH), até a habilitação definitiva do Ministério da Saúde.

A aprovação da Habilitação Estadual para a realização da Trombectomia Mecânica em casos agudos de AVC abriu caminho para a expansão deste serviço no estado. A decisão foi pactuada durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (deliberação n° 756), em 7 de dezembro de 2023.

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here