Com uma demanda crescente e a importância estratégica para o desenvolvimento municipal e regional, o Aeroporto Regional de São Joaquim está próximo de ser liberado para operações. Cezário Flores, Secretário de Planejamento do município, afirmou que o processo está em fase de ajustes finais para atender às exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
“Estamos trabalhando incansavelmente para finalizar os últimos detalhes e obter a liberação definitiva do nosso aeroporto, que é de grande importância para o desenvolvimento de nossa região”, declarou Flores.
Desde o início da gestão, a administração municipal tem dedicado esforços para atender todas as demandas necessárias para a liberação do aeroporto. Dentre as ações realizadas, destaca-se o fechamento completo da área aeroportuária, além da renovação da pintura da pista e a instalação de equipamentos necessários para o bom funcionamento do aeródromo.
Com o apoio do governo estadual, foram contratados serviços adicionais, como análises de pista e descontaminação, a fim de garantir a segurança das operações aéreas. Apesar dos avanços, a ANAC identificou a necessidade de ajustes adicionais na lateral da pista, que estão sendo realizados pela prefeitura em parceria com o setor de portos e aeroportos do estado.
“Acreditamos que, com os ajustes finais que estão sendo realizados, poderemos finalmente liberar o aeroporto para contribuir ainda mais com o desenvolvimento econômico e turístico de nossa região”, concluiu Cezário Flores.
A expectativa é de que, uma vez concluídos os ajustes necessários, o Aeroporto Regional de São Joaquim possa atender não apenas aos empresários locais, mas também fortalecer o turismo e facilitar o deslocamento de passageiros na região.
Informações: Wagner Urbano
O antiaéreo governo do Estado de Santa Catarina continua reformando e construindo aeroportos com pista de pouso inferior ao conceito brasileiro de aeroporto com a Pista Mínima regional que prevê 1.600 x 30m e resistência do piso PCN31 e 1.800 x 30m com PCN38 para receber tanto os turboélices quanto os jatos regionais.
Quais dessas cidades possuem linha aérea regular apesar de ótimo potencial? Nenhuma! O gargalo aeroportuário é a pista curta, estreita ou o asfalto mole.
Videira 1.050 x 23m
Lontras 1.077 x 23m
Blumenau 1.080 x 30m
Joaçaba 1.125 x 30m
Rio Negrinho 1.200 x 22m
São Miguel do Oeste 1.260 x 18m
SÃO JOAQUIM 1.300 x 30m
Três Barras 1.330 x 18m
Dionísio Cerqueira, Forquilhinha e tantos outros