InícioAGRONEGÓCIOLiteratura e tapetes orientais estarão em exposição na Villa Francioni em agosto

Literatura e tapetes orientais estarão em exposição na Villa Francioni em agosto

Conhecida pelo pioneirismo em produzir premiados vinhos de altitude, a Villa Francioni também cumpre um importante papel em promover a arte em Santa Catarina. É com esse espírito que a vinícola inaugura no próximo dia 2 de agosto, às 15h, a exposição “Tapetes Orientais”, da Galeria Arte Bublitz, de Porto Alegre.
A exposição ficará na Casa do Lago, novo espaço dentro da vinícola destinado a eventos culturais e gastronômicos, situada entre os vinhedos, em São Joaquim. Juntamente, acontecerá o lançamento do livro “Tapetes Orientais no Brasil – História e Curiosidades”, de autoria do marchand Nicholas Bublitz, presente para um bate-papo com o público.
A mostra reúne 250 tapetes selecionados dentre os 2 mil que compõem o acervo do Depósito de Tapetes Orientais Bublitz. Eles também estarão disponíveis para comercialização, assim como os rótulos da Villa Francioni. A visitação é gratuita e acontecerá até o dia 9 de agosto – véspera do Dia dos Pais – das 10h às 17h. A Casa do Lago fica à esquerda, na metade do acesso para a sede da vinícola, dentro do vinhedo.
SOBRE O LIVRO
“Tapetes Orientais no Brasil – História e Curiosidades”, de Nicholas Bublitz, mergulha na arte milenar oriental. A publicação reúne informações preciosas sobre a origem das peças, os diferentes estilos produzidos em países como Irã, Índia e Turquia, além de curiosidades que ajudam a decifrar os significados por trás de cada trama e desenho.
Em linguagem acessível, a obra apresenta ao leitor os elementos simbólicos mais comuns nesse universo, como a árvore, símbolo da vida, o bode, que representa força, ou o pavão, associado à prosperidade. Traz ainda uma seleção dos tapetes orientais mais valorizados do mundo e um panorama dos modelos mais conhecidos e procurados no Brasil, como o requintado Tabriz, originário do nordeste do Irã.
Marchand e estudioso, Nicholas Bublitz viajou aos principais polos produtores para compreender de perto as técnicas de tingimento, escolha dos materiais e composição das tramas. “Além das obras de arte, Nicholas inclui tapetes de várias origens em sua galeria”, escreve o jornalista Paulo Gasparotto no prefácio da obra.
Além do Tabriz, o livro explora outros clássicos do universo oriental, como o Hamadan, com seu tradicional medalhão em losango, e o Kashan, vindo do centro da Pérsia.
SERVIÇO
O quê: Villa Francioni abre exposição de Tapetes Orientais da Galeria Arte Bublitz e lançamento do livro “Tapetes Orientais no Brasil – História e Curiosidades”, de Nicholas Bublitz
Quando: Abertura: 2 de agosto de 2025 (sábado), às 15h. Aberto para visitação até 9 de agosto, das 10h às 17h
Onde: Espaço Casa do Lago – Villa Francioni, São Joaquim (SC)
Entrada: Gratuita
Compartilhar a matéria
relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Outros assuntos

+mais

Salete oliveira . on Crônica: Não desistam de Lages