Joinville continua surpreendendo com o Perini Park, pois é responsável por 20% do PIB do município e de 2% do PIB de SC.
Joinville anunciou mais uma grande empresa chegando na cidade a TPLink, multinacional chinesa do setor de tecnologia, que estabelecerá uma nova unidade no Perini Park, prometendo criar mais de 800 novos postos de trabalho na cidade.
Já em Lages afundaram o projeto do Lages Bussines Park, que seria muito importante para a cidade.
O que era o Lages Business Park
O projeto Lages Business Park (2016), um condomínio empresarial multissetorial com predominância industrial com cerca de 312 lotes industriais a serem contemplados no referido espaço, localizado no distrito de Índios, com infraestrutura completa à disposição dos empreendedores lageanos e dos novos investidores.
A área territorial é de 1.509.027,81 metros quadrados. Esta compreenderia em uma iniciativa da prefeitura de Lages para atribuir um rumo certo ao terreno anteriormente destinado à instalação da Sinotruk, algo que também não se tornou realidade.
Uma empresa havia ganho a licitação na época e passado por todos os tramites, mas algo aconteceu no meio do caminho, foi bem na época das eleições e troca de comando da cidade.
Uns anos depois ouvi rumores de que poderia voltar, com outro nome claro, mas novamente o barco afundou e nenhum prefeito conseguiu deixar esse LEGADO.
Para se ter uma ideia o Município ficaria com no mínimo 25% do total da área industrial urbanizada. Calcula-se que em torno de cem lotes ficariam com a prefeitura para doação a empresas locais, em processo de instalação ou expansão. Em contrapartida, o investidor teria o compromisso de angariar empreendimentos em todo o país para o município.
Nem vou entrar na questão da compra do terreno e muito menos quem era o governador, prefeito e quem entrou na prefeitura, isso já não importa, pois quem saiu perdendo foi a cidade Lages. Lamentável esse legado deixado.
Esse projeto foi um sonho ou uma alucinação de Elizeu, hoje qualquer empresa de assessoria que esteja no mercado, desenha e planeja uma obra destas. naquela época serviu para impressionar a população. Sabemos que para atrair o publico alvo do projeto, Lages deveria ter alguns atributos que faz com que Florianópolis e Camboriú sejam o destino final desse público de maior poder aquisitivo. É claro que quando foram tirar o projeto do papel as nossas deficiências apareceram e é lógico que abandonaram o projeto que em menor escala talvez desse certo.