Acabou a espera. Uma das demandas mais frequentes da população lageana saiu do papel: A recuperação asfáltica da avenida Belisário Ramos, a Carahá. As atividades começaram nesta quarta-feira (23 de julho) com uma etapa preparatória, conhecida como ensaio de deflexão.
Na prática, trata-se de uma operação para avaliar a capacidade de carga do pavimento, em que as equipes técnicas acompanham o deslocamento de um caminhão carregado, com seu peso previamente registrado. Como resultado, é possível ter a dimensão exata da fresagem necessária a ser feita no pavimento asfáltico deteriorado, ou seja, a espessura a ser removida, com maquinário próprio, e posteriormente o lançamento de uma nova camada asfáltica.
Desde o início do ano, diversas intervenções já foram efetuadas na Avenida Carahá, contudo, todas de forma paliativa. A operação tapa-buraco passou pelos 14 quilômetros de extensão da via por três vezes. E serviços emergenciais de contenção de encostas também foram executados nos trechos onde havia desmoronamentos de terra ou maior risco de novas quedas.
Agora, com melhorias permanentes, a expectativa é que a avenida Belisário Ramos volte a suportar o fluxo intenso de veículos com a qualidade e durabilidade desejadas. Concluído o ensaio de deflexão, para que sejam conhecidas as particularidades técnicas da avenida, as etapas seguintes são a preparação de toda a extensão a ser recapeada, e o lançamento de massa asfáltica.
De acordo com planejamento da Prefeitura, o serviço será executado pelos próximos dois meses, com orçamento total de R$ 4 milhões, oriundos do Governo do Estado. Nesta primeira fase são cerca de 1,1 quilômetros, mais especificamente em um dos sentidos, no trecho entre a rua Frei Gabriel e a avenida Presidente Vargas. Nas etapas seguintes, outros trechos de maior desgaste serão contemplados.




