A onda de calor prevista para esta semana fez o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitir alerta vermelho para Santa Catarina e outros Estados do Brasil. A previsão é de que, a partir desta quinta-feira (26), os termômetros marquem 5°C a mais que a média para esta época do ano.
Conforme o Inmet, o aviso de onda de calor vale também para os próximos dias, com grau de “grande perigo” devido aos riscos à saúde. Em Santa Catarina, as altas temperaturas são esperadas nas regiões Oeste, Nordeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Além disso, o alerta vermelho também foi emitido para regiões do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Parte do país, aliás, está em alerta também em relação à baixa umidade, como áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Tempestades
Enquanto parte de Santa Catarina está sob alerta vermelho pela onda de calor, em outras regiões quem causa alerta é a possibilidade de tempestades. Segundo o Inmet, municípios do Sul, Oeste e da Grande Florianópolis podem ser atingidos por chuva, ventos intensos e queda de granizo na manhã desta quinta-feira.
Segundo a Defesa Civil, os temporais devem ser intensos e em curtos períodos de tempo, mas não são esperados grandes acúmulos de chuva. A condição começa pelas áreas mais próximas ao Rio Grande do Sul, mas avança para outras regiões no decorrer do dia.
ND notícias