InícioAGRONEGÓCIOProjeto oferece oficinas gratuitas de teatro de animação em Lages no início...

Projeto oferece oficinas gratuitas de teatro de animação em Lages no início de abril

A Cia. Andante Produções Artísticas está circulando por Santa Catarina com o projeto Cartografia das Miudezas, em que promove oficinas de teatro de objetos e de teatro lambe-lambe. Entre os dias 10 (quarta-feira) e 14 (domingo) é a vez de Lages receber as práticas, mediadas pela multiartista Jô Fornari. As atividades ocorrem na Fundação Instituto Nereu Ramos (FINER) e são divididas em duas modalidades, com 20 vagas disponíveis para cada. Qualquer pessoa interessada, com idade acima dos 14 anos, pode participar. Para se inscrever, basta preencher o formulário neste link: https://www.instagram.com/ciaandante/

De caráter introdutório ao teatro de objetos, a oficina Museu de Pequenos Afetos ocorre no dia 10 (quarta-feira), das 18h às 22h. A prática propõe a criação de pequenas cenas a partir de objetos de afeto, da memória e narrativas autobiográficas, gerando embriões para futuras dramaturgias de espetáculos, contação de histórias, performances e intervenções artísticas.

A oficina Caixa Misteriosa, por sua vez, ocorre entre os dias 11 (quinta-feira) e 14 (domingo), e vai trabalhar com o teatro lambe-lambe, modalidade teatral em que uma cena em miniatura é apresentada para um único espectador através de uma pequena abertura em uma caixa. A formação pretende passar por todas as etapas teóricas e práticas da construção da caixa-teatro. Partindo dos objetos de memória e narrativas autobiográficas para a criação dramatúrgica, ao final da oficina cada integrante terá construído um protótipo da caixa e seu próprio espetáculo.

Domingo

No domingo (14), às 16h, ocorre uma demonstração de processo aberta ao público, em que os participantes das oficinas poderão apresentar o trabalho que desenvolveram durante as aulas. Qualquer pessoa que queira conhecer ou apreciar os diversos processos criativos individuais e o resultado final das oficinas poderá participar.

A multiartista e produtora cultural Jô Fornari, fundadora da Cia. Andante, é a responsável pelas oficinas, em que divide um pouco do conhecimento desenvolvido em anos de dedicação ao teatro de animação. “Estamos ansiosas para chegar à região serrana, onde a formação em teatro lambe-lambe e teatro de objetos têm uma demanda significativa. Ficamos felizes com a possibilidade de alcançar mais pessoas e regiões do estado para compartilhar conhecimentos, história e afetos. À medida que vamos avançando estado adentro, a Cartografia das Miudezas vai se construindo e ampliando, um mapa de delicadezas se desenha. Sonhamos e desejamos que muitos espetáculos nestas linguagens surjam no estado”, pontua.

A preocupação com a acessibilidade é uma marca do projeto, diferencial inédito nas realizações da Cia Andante. Em metade das oficinas, a depender das inscrições, haverá intérprete de Libras. Além disso, todos os espaços onde ocorrerão as atividades são plenamente acessíveis para cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida.

Cartografia das Miudezas: Espaço de Formação é um projeto cultural selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, e na edição de Lages conta com apoio da FINER e da Matakiterani Associação Cultural.

Compartilhar a matéria
relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Outros assuntos

+mais

Salete oliveira . on Crônica: Não desistam de Lages